Blog do Adilson Ribeiro

Rio – Sexta-Feira – 16:20 – CORONAVÍRUS: Sem sedativos, pacientes do Hospital Pedro Ernesto estão sendo intubados acordados. Veja Abaixo:

Filho de uma paciente internada na unidade relatou que sua mãe recebeu a última dose de morfina injetável na tarde de quinta-feira

Rio – Devido à falta de medicamentos, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, está intubando pacientes com covid-19 sem sedação. Segundo relato do filho de uma paciente que está internada no hospital, um médico contou que o procedimento de intubação está sendo realizado com pacientes acordados. “O cenário lá dentro é de pessoas intubadas e com os olhos abertos. Está faltando medicamento para todo mundo, não é só kit intubação. O estoque de morfina e remédios para sedação estão zerados. Eu estou indo na farmácia comprar alguns remédios para a minha mãe porque as enfermeiras me avisaram que o hospital não tem mais Writing Studio veterinárias estão sendo remanejados aos hospitais. Segundo Soranz, os hospitais da rede pública têm abastecimento para três dias.
O governo do estado do Rio afirmou, durante a semana, ter pedido um aditivo de 50% para que o Ministério da Saúde aumente o número de repasses. O painel de distribuição de medicamentos hospitalares do Ministério da Saúde aponta que a pasta fez um grande repasse entre julho e agosto de 2020 (260 mil medicamentos), primeira onda da pandemia. Esse número, no entanto, foi a quase zero no início do ano. Em fevereiro, a única distribuição do Ministério da Saúde foi de 200 unidades do Cloridrato de Cetamina, que serve para indução de anestesia. A distribuição de remédios voltou a subir em março (306 mil).

O DIA entrou em contato com Hospital Universitário Pedro Ernesto para averiguar como está a situação atual dos medicamentos e se há uma previsão de reposição. Não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestação.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes
Fonte: O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *