Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-feira – 18:28 – ‘Explosão’ de bólido no céu: entenda fenômeno raro que fez a noite virar ‘dia’ no RS. Veja Abaixo:

A queda de um objeto espacial chamado de “meteoro bólido“, vista no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (28), é considerada um fenômeno raro. O evento registrado nesta semana foi o de maior magnitude desde ao menos outubro de 2020.

Por serem muito brilhantes, os meteoros bólidos são capazes de transformar a noite em ‘dia’ e conseguem até ofuscar a Lua.

O registro no Rio Grande do Sul foi feito pelo Observatório Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre (veja o vídeo acima). O bólido ingressou na atmosfera sobre Erechim, na Região Norte, a uma altitude de 124 km.

A passagem do bólido durou apenas 1,8 segundo, atingindo um brilho de -12 (entenda mais sobre a medida abaixo).

O que é um bólido?

Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que um meteoro surge a partir de pedaços de pedra que, do espaço, são atraídos pelo campo gravitacional da Terra e acabam caindo por aqui. O que faz com que o bólido brilhe mais é o tamanho maior da rocha.

“Quando esses objetos entram em contato com a atmosfera, viajando muito rápido, eles queimam, porque o atrito com o ar aquece muito e pode causar um fenômeno que parece uma explosão“, explicou Gonçalves.

No pico da ‘queima’ do bólido é quando se vê o clarão, que pode iluminar cidades à noite e superar o brilho da Lua cheia.

“Bólido é como se fosse uma estrela cadente muito, muito brilhante. Alguns bólidos podem ser várias vezes mais brilhantes que a Lua cheia por causa desse atrito, da queima da rocha enquanto ela está entrando na atmosfera”, colocou o astrônomo.

Medição do brilho

A magnitude mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na Terra. Os valores de magnitude aparente dos objetos podem variar entre -27 até +30. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

Oportunidade de emprego Auxiliar de Produção para sexo masculino.

Interessados deixar currículo na Rua Joaquim Caetano Queres 45,  Vinhosa.
Salário base de auxiliar.

Não precisa ter experiência, só força de vontade e disponibilidade de horário, porque as horas serão contabilizadas na Empresa e paga quando precisa.

 

Um bólido é caracterizado por uma magnitude aparente na casa dos -14. No caso desse que explodiu no céu do Rio Grande do Sul, o brilho foi de -12.

O primeiro grande meteoro bólido registrado em 2022 no Rio Grande do Sul foi visto há quase dois meses em Capão da Canoa, no Litoral Norte. A magnitude foi de -9, o que significa que o meteoro visto nesta segunda foi mais brilhante.

Writing Studio p-image-2022-10-03-at-03.54.40.jpeg 640w, https://s2.glbimg.com/U0OCKi2MM7iL0w15E9iVyQ4AW6Q=/0x0:720×480/600×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/h/n/UZWhyhRAAMnuxaedZKRQ/whatsapp-image-2022-10-03-at-03.54.40.jpeg 600w” alt=”Registro de meteoro bólido no Rio Grande do Sul em outubro de 2022 — Foto: Observatório Heller & Jung” />

Registro de meteoro bólido no Rio Grande do Sul em outubro de 2022 — Foto: Observatório Heller & Jung

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *