Sexta-feira - 21:01 - Corpo de Bombeiros alertam sobre risco de afogamento. Já são 17 mortes neste Verão. Veja Abaixo
MURIAÉ, GUARANI, MAR DE ESPANHA, ENTRE AS CIDADES COM VÍTIMAS DE AFOGAMENTO. Durante o verão e período de férias, muitas pessoas procuram diversão em cachoeiras, lagoas e rios. Atraídas pela sensação de refrescância e descontração, a população busca aproveitar as muitas belezas naturais de Minas Gerais e as muitas regiões banhadas por água. Entretanto, é preciso estar atento aos riscos de afogamento e outros acidentes comuns neste tipo de programa como quedas.

Centro Ortopédico Itaperuna - Clique no link e marque já sua consulta: Assista ao vídeo abaixo:
instagram centroortopedicoitaperuna
whatsapp.
Ligue 193
Ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência.
Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente para o 193.
A seguir, confira as principais dicas de segurança em programas aquáticos:
– Nunca nade sozinho;
– Crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto;
– Não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool afeta os sentidos dos banhistas;
– Não entre na água em locais que você não conheça. Antes disso, descubra características do local, como profundidade e força da correnteza;
– Nunca ultrapasse faixas e placas de avisos de perigo. Sempre fique atento à sinalização de segurança do local;
– Não entre na água após refeições pesadas por causa do risco de cãibras;
– Não salte de locais elevados para dentro da água e nem mergulhe de cabeça, pois a água pode esconder tocos de madeira, pedras e objetos pontiagudos;
– Evite brincadeiras de mau gosto, como: “caldos”, “trotes” ou “saltos”;
– Não se afaste da margem;
– Se começar a chover e relampejar, saia da água;
– Nunca nade perto de embarcações, por causa do risco de ser atingindo por elas;
– Em caso de afogamento, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (193);
– Sempre procure nadar em locais onde há a presença do Corpo de Bombeiros Militar ou guarda-vidas.