Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 08:39 – Senadores articulam lei para proibir empréstimos do BNDES a projetos no exterior. Veja Abaixo:

O Senado começa o ano legislativo, em 1º de fevereiro, com articulações para barrar financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a governos estrangeiros e a projetos em outros países. A proposta chegou a ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos, mas teve a tramitação interrompida no fim do ano passado.

Para que o projeto de lei volte a ser discutido, é necessário o aval de um terço dos senadores. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que vai encabeçar a corrida pelas assinaturas. Segundo ele, o assunto ganhou relevância com a sinalização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de propor novos financiamentos no exterior com recursos do BNDES.

“Considero uma afronta querer fazer obras lá deixando de fazer aqui. Então este projeto acaba com essa farra”, justificou Valério, lembrando que os governos PT financiaram “obras no exterior, principalmente Cuba e, agora, Argentina, em detrimento da população brasileira”.

Em viagem à Argentina, Lula afirmou que iria fazer esforços para que a instituição financeira voltasse a financiar projet Writing Studio . “Temos de atrair investidores estrangeiros para o Brasil, não levar empresas para o exterior. Ele fala de financiamento brasileiro para a Argentina, quando, na verdade, precisamos investir no Brasil. Nosso país tem fome e precisa de empregos”, afirma.

Gandra destaca, ainda, o caráter político da questão. “Todos estamos lutando e aprendendo, inclusive o próprio governo federal, que não podemos aceitar atentados contra a democracia. Temos de preservar a democracia brasileira, e para isso é melhor trabalhar com outras democracias. Então, há punição aqui [pelos atos extremistas de 8 de janeiro], mas pretende fazer negócios com ditaduras”, argumenta.

A advogada Maria Victoria Hernandez Lerner, ex-assessora da presidência do BNDES, explica que a linha de crédito com atuação no exterior não descumpre os objetivos do banco. “O banco fomenta o desenvolvimento de empresas brasileiras. É importante ressaltar que o desembolso de recursos do BNDES para a infraestrutura, no Brasil, é da ordem de 36%, enquanto o apoio a exportações de bens e serviços brasileiros a países estrangeiros totaliza 1,3% dos desembolsos totais do banco”, afirma.

Oposição no Congresso se articula

A base aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende apoiar em peso a proposta no Senado a fim de barrar futuros empréstimos. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou a tentativa de Lula de “caridade com o chapéu alheio”. “É no mínimo temerário deixar que esses empréstimos e financiamentos sejam feitos como nas primeiras gestões do PT, sem critérios técnicos e sem garantias reais. Empréstimo por amizade é doação e é também irresponsabilidade”, declarou.

Na Câmara, o assunto também tem apoio. A deputada Paulo Belmonte (Cidadania-DF) reforçou apoio à articulação que ocorre no Senado. “Como vice-presidente da CPI do BNDES, investiguei os prejuízos dos empréstimos para os brasileiros. Não podemos permitir que aconteça novamente”, disse.

Neste movimento de travar os empréstimos, o deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) anunciou que também vai apresentar um projeto alterando a Lei das Estatais. A ideia é fazer com que o BNDES só possa fazer empréstimos externos para obras quando as do Brasil estiverem “em dia”. “Não faz sentido investirmos fora sem antes cuidarmos daqui”, justificou.

 

Fonte: R7

3 comentários sobre “Sábado – 08:39 – Senadores articulam lei para proibir empréstimos do BNDES a projetos no exterior. Veja Abaixo:

  1. Simples opinião

    Ao invés dessas pestes do PT, investirem no Brasil, esse bando de capirotos querem envestir em países de esquerda, falidos.
    Parabéns Senadores,queriam roubar novamente bilhões do nosso país.

  2. Rômulo

    Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, foi quem menos fez esforço para chegar novamente ao posto de presidente do Brasil. Presidiário na época, contou com o ativismo judicial e outros ativismos; então, em meio a tanta imundície política, o verme voltou a passear na lua cheia. Parasito que é, esperou uma oportunidade para se instalar novamente no seu hospedeiro, Brasil. Como todo parasito faz que é enfraquecer o seu hospedeiro “roubando” dele sua energia vital – em se tratando da Nação – evasão de divisas. Assim é o Lula na América Latina. Vejam que não é a primeira investida desse verme. Assim o Lula enfraquece o seu hospedeiro, Brasil, e fortalece Cuba, Argentina, Venezuela etc, etc, etc.; nações gerenciadas por vermes iguais a ele. Semelhante dissolve semelhante!
    Mas a insalubridade do ambiente contribui para que os parasitos se proliferem e se instalem nos seus hospedeiros. Podem ter certeza, dentre as muitas contribuições que o Lula teve para voltar ao posto de presidente do Brasil novamente, quem mais contribuiu foi o então Presidente da República Jair Messias Bolsonaro com a sua insalubridade mental.
    O Lula, este só esperou passivamente em meio ao lixo acumulado no ambiente político brasileiro atual. Tal insalubridade foi promovida, em última instância, pelo Bolsonaro. Insalubridade mental; repito.
    Aí está novamente o verme a consumir o Brasil. E o Bolsonaro escondido semelhante ao crustáceo da espécie “Callichirus major”, vulgo “corrupto”. (Qualquer percepção na hierarquia entre “Callichirus major”, vulgo “corrupto”, e capitão, não é mera coincidência).
    Esse crustáceo leva o nome vulgar “corrupto” porque ele vive escondido em buraco que ele mesmo cava na areia da praia, o que torna sua captura mais difícil.

    Agora é esperar que os congressistas sejam a profilaxia para o parasito do Brasil. Mas antes, deve haver uma profilaxia para a imoralidade deles. Talvez uma vacina anticorrupção.

  3. SABEDORIA

    serto. o brasil ele está sem folego, concordo, com os senadores, tém muitas coisas para poder envestir no brasil, eu nunca. vi lá defora investir nada no brasil. só se este´dinheiro, for uma forma de gardar para depois apanha ele os golpistas lá no futuro. lula, ele não vai viver para semprem maís alguém de sua familia, vai e ai o dinheiro qué ficou. lá fora nunca maís vai voltar para dentro do brasil e galinha escondeno. ovo, para poder chocar depois, nem, dá esqueda nem na direita, estamos, junto com vocês senadores. DEUS na frente o nós a trás dele, esconder leite, para poder tomar amanha, parabéns SENADORES,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *