Blog do Adilson Ribeiro

Quinta-feira – 22:25 – Novo Ensino Médio: ajustar ou revogar? Entenda em 7 pontos o debate que envolve alunos e MEC. Veja Abaixo:

Queixas incluem a redução de disciplinas tradicionais e a falta de formação dos professores. Governo federal e estados se dizem abertos ao diálogo, mas descartam fim do programa.

Em seu segundo ano de vigência, o Novo Ensino Médio, que traz mudanças na grade curricular e oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país, tem pontos positivos, de acordo com especialistas, mas também é alvo de críticas por grupos que chegam a defender até a sua revogação.

 

📊 CONTEXTO: Com o início do ano letivo, a reforma do ensino médio tem mobilizado discussões acaloradas nas redes sociais.

Writing Studio 074-1f75-4223-9cae-35ec58849b27 tag-manager-publicidade-container–carregado tag-manager-publicidade-container–visivel” data-id=”banner_materia__c2c14074-1f75-4223-9cae-35ec58849b27″ data-google-query-id=”CJOJ9bKym_0CFckcuQYdyJ4ENg”>

O Ministério da Educação (MEC) diz que a questão “transcende a simples revogação e passa pelo debate sobre melhoria da qualidade”. A pasta pretende fazer uma “ampla pesquisa com toda a comunidade escolar” para “corrigir distorções”.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que representa as redes estaduais, afirma que “aprimoramentos e ajustes” podem e devem ser discutidos, mas que a revogação “não é o caminho para tornar essa etapa mais atrativa ao estudante”.

Alguns estados, como São Paulo, já têm pensado em fazer mudanças. O governo paulista estuda reduzir as opções de formação específica para poder dar mais apoio às escolas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *