Terça-feira - 08:40 - ‘Equipe de Saúde Itinerante’ realiza consultas na zona rural de Itaperuna. Veja Abaixo

28 de fevereiro de 2023 · AM · Notícias em Geral

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando diariamente, visando proporcionar um atendimento diferenciado e humanizado aos munícipes.

O projeto ‘Equipe de Saúde Itinerante’ é uma iniciativa da Atenção Primária à Saúde, onde uma equipe composta por médico, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde prestam atendimento à população residente nas comunidades da zona rural do município.

Na última semana, a médica Dra. Fernanda Castro realizou atendimento em uma Igreja Católica localizada nas proximidades do cruzamento. No dia do atendimento é realizado cadastro dos usuários, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aferição das medidas a mente com a equipe da ESF de referência, para dar suporte e continuidade da assistência.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO
No território municipal há 23 Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas pelos bairros e distritos, sendo elas: Cehab, São Manoel, Costa e Silva, Surubi, Guaritá, São Mateus, Horto, Aeroporto, Boa Vista, Boa Fortuna, Fiteiro, São Francisco, Carulas, Frigorífico, Aré, Nossa Senhora da Penha, Córrego Seco, Córrego da Chica, Boa Ventura, Raposo, Comendador Venâncio, Retiro e Itajara.

O município itaperunense possui 19 equipes de Saúde da Família e 4 equipes de Atenção Primária, no entanto, existiam áreas descobertas no município, onde essas equipes não se faziam presentes. Considerando as áreas descobertas e a necessidade de alcançar uma população que necessita de atendimento nas áreas mais distantes, o projeto ‘Equipe de Saúde Itinerante’ foi planejado e vem sendo implementado com sucesso.

A equipe que desenvolve o projeto conta com 2 médicas que se revezam durante a semana, 1 auxiliar de enfermagem, além das agentes comunitárias que trabalham nas localidades assistidas. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido em 22 localidades da zona rural:

Jaboticaba, Poço das Pedras, Pedreira, Toiama, Córrego do Ouro, Capelinha, Penha (Assentamento) e (Palanquinho), Capivara, Aré (Assentamento), Venâncio (Usina Cachoeiro do Norte), Aré (Valão das Folhas), Floresta/Paraiso, Aldeia, Ilha do Ciro, Taquari Paiol/Arena Kifer, Pedreira, Penha (Sapezal), Ponte Preta, Cubatão, Cavinha, Havaí e Valão do Cágado.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM - Itaperuna