Sexta-feira - 19:07 - Defesa Civil emite 'alerta severo' para chuva na cidade de SP; tempestade causa alagamentos e queda de energia. Veja Abaixo
Linhas de trens e metrô tiveram circulação afetada pela chuva e o sistema Paese de ônibus foi acionado. Parte de teto desabou no shopping Center Norte; ninguém ficou ferido.
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos em todas as regiões por volta das 15h30 desta sexta-feira (24), conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. O término foi registrado às 17h35.
Às 17h, 179.667 imóveis estavam sem energia elétrica na Grande SP, segundo boletim da Enel. Já na capital paulista, eram 140.997 clientes sem energia.
A Defesa Civil emitiu via SMS alerta severo sobre a chuva às 15h56."Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em loca seguro", dizia a mensagem.
A linha-1 Azul registrou goteira dentro do vagão e estações ficaram alagadas. Linhas 1-Azul do Metrô, 7- Rubi, 10-Turquesa e 12-Safira, ambas da CPTM, tiveram a circulação afetada pela chuva, e o sistema Paese foi acionado. Parte de teto desabou no shopping Center Norte durante temporal; ninguém ficou ferido.
A TV Globo recebeu imagens da avenida Sumaré, na Zona Oeste de SP, alagada. O CGE informou que áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, pelo calor e a alta disponibilidade de umidade, se organizaram e trouxeram chuva forte para a cidade.
Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte com potencial para queda de granizo nas Zonas Oeste, Norte, Leste e no Centro.
"Essa chuva ocorre de forma isolada e têm potencial para rajadas de vento, alagamentos e queda de árvores, além de transbordamentos de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando em outras regiões da cidade", afirma o centro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/A/aCjm08S1aPBqpcF9y85w/whatsapp-image-2025-01-24-at-15.56.37.jpeg)
- Estação Meteorológica Capela do Socorro-Cidade Dutra: 27,8km/h às 14h50
- Estação Meteorológica Perus-CEU Perus: 27,8km/h às 14h20
- Aeroporto de Guarulhos: 46,3km/h às 15h06
- Estação Meteorológica Santana-Carandiru, Zona Norte: 42,6km/h às 15h40
- Estação Meteorológica Lapa-Vila Leopoldina, Zona Oeste: 27,1km/h às 15h10; 50,8km/h às 15h30; 47,4km/h às 15h40
- Estação Meteorológica Capela do Socorro-Cidade Dutra, Zona Sul: 27,8km/h às 14h50
- Estação Meteorológica Perus-CEU Perus, Zona Norte: 27,8km/h às 14h20
- Aeroporto de Guarulhos: 46,3km/h às 15h06; 70,4km/h às 15h26
-
Maiores índices de chuva:
- Vila Maria/Vila Guilherme - Vila Medeiros: 104,4mm
- Pinheiros - Vila Madalena: 90,0mm
- Santana - Carandirú : 83,2mm
- Itaim Paulista - Vila Curuça: 65,4mm
- Butantã - USP: 62,8mm
- São Miguel Paulista - Vila Jacu: 58,8mm
- Mooca - Belém: 55,6mm
- Penha - Rincão: 45,8mm
Nos próximos dias a previsão é de temporais localizados entre o final das tardes e o início da noite, ainda com sensação de tempo abafado.
A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo no domingo (26) deve reforçar os temporais, principalmente a partir da tarde. As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o forte calor, com temperaturas bem acima da média deve diminuir a partir da segunda-feira (27).
No sábado (25), dia do aniversário da cidade de São Paulo, que completa 471 anos, o ar quente e úmido mantém a sensação de tempo abafado no decorrer do dia, com sol entre nuvens. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE devem registrar temperatura mínima de 21°C e a máxima por volta dos 32°C.
A umidade do ar segue elevada com valores mínimos acima dos 54%. Entre o meio e o fim da tarde retornam as pancadas de chuva típicas de verão, com potencial para rajadas de vento e eventual queda de granizo, o que eleva a condição para a formação de alagamentos, queda de árvores e elevação das cotas dos rios e córregos da RMSP e a Capital.
O domingo (26) será marcado também por chuva moderada a forte a partir do período da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista.
Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia. E o cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos.
As temperaturas variam entre a mínima de 21°C e a máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 60%.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/B/VSQMB7Tc67CNBQwpPSlw/captura-de-tela-2025-01-24-160612.jpg)
Avenida Sumaré alagada em SP — Foto: Arquivo Pessoal