Sábado - 00:24 - Polícia encontra quatro corpos mumificados no Hospital Salgado Filho. Veja Abaixo
Rio - A Polícia Civil encontrou quatro corpos mumificados no necrotério do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (3). Nos últimos meses, a 23ª DP (Méier) recebeu dez denúncias sobre corpos entregues ao Instituto Médico Legal (IML), já em avançado estágio de decomposição, sem a devida notificação à polícia.
Os agentes estiveram na unidade de saúde para determinar a situação dos cadáveres. Ao todo, 14 corpos são objetos de investigação atualmente. Horas depois, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afastou a chefe do setor responsável pela liberação dos corpos e abriu sindicância para apurar os fatos.
A investigação aponta indícios de descaso e irregularidades no tratamento dos corpos. A apuração dos fatos começou a partir da própria comunicação do perito do IML, que sinalizou a impossibilidade de laudo, uma vez que os corpos estavam chegando em avançado estado de decomposição. Após colher relatos de testemunhas, descobriu-se que mais corpos estariam abandonados na unidade de saúde, o que foi comprovado nesta sexta.
Um dos corpos, inclusive, estava no local desde dezembro de 2024, sem possibilidade de identificação. Nem sequer é possível determinar se é homem ou mulher. Os quatro corpos foram apreendidos e encaminhados ao IML, onde serão submetidos ao trabalho de perícia. Durante a ida dos policiais ao hospital não havia um responsável pelo setor. Todos os envolvidos serão convocados a prestar depoimento.
As investigações continuam para apurar os crimes de fraude processual e vilipendio de cadáver, bem como outros possíveis delitos.
O que diz a Saúde do Rio
Ainda segundo a direção do hospital, "não há qualquer intencionalidade da unidade em atrasar a identificação ou sepultamento de qualquer paciente".