Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 18:38 – Verão começa com risco de temporais na região e altos acumulados com muito transtornos. Veja Abaixo:

O verão 2023/2024 começou nesta sexta-feira (22), com influência muito forte do El Niño, o que deve impactar nas chuvas e nas temperaturas na região do Noroeste do Rio. A estação promete ser mais quente que o normal em cerca de 1⁰C e cerca de 10% mais chuvosa, segundo o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O verão começou oficialmente às 0h27, e vai até 20 de março de 2024. A estação é marcada pelo calor intenso e muita chuva. Nesta época, a vazão dos rios aumenta e, por vezes, há inundações dos principais mananciais. Os acumulados de chuva até março costumam chegar a 500 milímetros na região, conforme dados da média climatológica dos últimos 30 anos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

 

CHEGOU A HORA, SUA CNH ESTÁ TE ESPERANDO NA JOIA AUTO ESCOLA !!! (22) 99890-3131

 

 

Não perca mais tempo!

Vem, estamos te esperando!

JOIA, A AUTO ESCOLA QUE MAIS APROVA

(22) 99890-3131

Em 4 endereços:

Rua Pedro Alves de Oliveira, 75 – Cidade Nova Itaperuna;

Rua Rafael Vasconcelos, 35 – Bairro Niterói – Itaperuna;

Rua Irineu Sodré, 208 – Centro – Miracema;

Rua Ferreira Cesar, 165 – Centro – Laje do Muriaé.

 

 

Mas para o verão atual, pode chover um pouco a mais do que o normal, mesmo que a chuva ainda caia irregular. A tendência é de chuva cerca de 10% acima dessa média. Porém, por conta do El Niño, as tempestades podem isoladas, mas intensas. A chuva deve ser mais regular em março, antes de a estação chuvosa acabar.

 

Já em relação às temperaturas, o INMET projeta cerca de 1°C acima da média. Mas a nível local, esse aumento é variável. Em novembro, por exemplo, chegamos a ter 10°C acima da média por vários dias seguidos em uma onda de calor histórica. Para os próximos meses, novas ondas de calor são esperadas, mas podem ser menos intensas por conta da umidade mais alta nesta época do ano.

Primeiros dias do verão

Os primeiros dias do verão devem ser abafados e risco de temporais na região. A chuva pode vir forte, acompanhada de descargas elétricas, principalmente à tarde e à noite. Os maiores acumulados de chuva são esperados para os dias 23 e 24, véspera de Natal.

Por conta do excesso de nuvens, a temperatura não sobe tanto no domingo (24). Já no dia de Natal, as máximas podem passar dos 30°C. A chance de chuva é maior pela madrugada de Natal, mas pancadas de chuva são esperadas também à tarde e à noite. O tempo seguirá instável até o dia 27.

 

Fonte: Folha de Italva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *