Blog do Adilson Ribeiro

Quinta-feira – 20:11 – Funcionários do IBGE de Itaperuna são confundidos com criminosos ao tentarem fazer pesquisa durante a noite em Bom Jesus do Itabapoana. Veja Abaixo:

Por volta das 19h desta quarta-feira (15/05/2024), funcionário da Agência do IBGE de Itaperuna (RJ), foram confundidos com bandidos, no momento em que estavam realizando uma pesquisa de coleta de dados na Rua Inah Borges Junger, nas proximidades da Pracinha do bairro Jardim Valéria, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ).
No momento em que uma moradora era abordada na pesquisa de coleta de dados, um grupo de moradores temendo que era bandidos disfarçados de funcionários do IBGE, áudios foram disparados em grupos de Whatsapp para alertar outros moradores da cidade.
Em poucos minutos os áudios viralizaram por todos os cantos de Bom Jesus do Itabapoana, chegando ao conhecimento da Polícia Militar, que em menos de 5 minutos chegou ao local, e abordou os funcionários, que ao mostrarem o crachá de identificação para a Polícia Militar, eles foram autuados e liberados no local da ocorrência.
Diante do ocorrido, a Agência do IBGE de Itaperuna, emitiu o seguinte comunicado:
A Agência do IBGE em Itaperuna-RJ, responsável pela coleta de variadas pesquisas estatísticas em 11 municípios do Noroeste Fluminense, dentre eles Bom Jesus do Itabapoana, ciente de boatos envolvendo seus servidores em trabalho neste município vem por meio desta informar.
No dia 15 de maio de 2024, uma equipe do IBGE estava realizando a coleta da pesquisa PNAD Continua quando foi abordada pela Polícia Militar. Explicando que estavam a trabalho e sendo identificados, foram liberados.
A PNAD Continua é uma pesquisa domiciliar por amostragem que produz informações básicas sobre o desenvolvimento socioeconômico do país e permite a investigação contínua dos indicadores conjunturais de trabalho e rendimento.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

 

 

Perdeu ou danificou seu VSL Card? Venha fazer sua 2ª via!

 

 

A coleta dessa pesquisa é tradicionalmente realizada de forma presencial nos domicílios da amostra. A princípio, as tentativas de entrevista são realizadas em horário comercial. Quando há dificuldade de contato em horário comercial, os funcionários do IBGE podem trabalhar a noite ou aos fins de semana.
O trabalho do IBGE é amparado pela Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e pelo Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973 e baseado nos princípios internacionais das estatísticas oficiais. Os dados coletados são usados exclusivamente para fins estatísticos. O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei.
Para segurança da população, o IBGE possui formas para que o morador possa verificar a identidade de seus trabalhadores. Os entrevistadores do IBGE estão sempre identificados por crachá, com o nome e a matrícula. Com essas informações, você pode verificar a identidade do profissional através da Central de Atendimento do IBGE (0800 721 8181) ou pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.
Em algumas regiões os funcionários também usam colete. Informações e esclarecimentos sobre as pesquisas podem ser obtidas pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/voce-foi-procurado-peloibge/pesquisas.
Ademais a Agência do IBGE em Itaperuna se coloca a disposição para esclarecimentos pelo telefone (22) 98162-0170, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na sede de Itaperuna-RJ. Várias pesquisas do IBGE são realizadas em Bom Jesus do Itabapoana.
Reforçamos a importância de comprovar a identidade de nossos funcionários, porém pedimos cautela ao repassar informações não verificadas. Vários agentes públicos trabalham em período noturno, fins de semana e feriados. Isso é necessário para a prestação e a continuidade do serviço público.
Paulo Victor Hipolito de Oliveira – siape 2103903.
Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas.
Fonte: Blog Alan Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *