Blog do Adilson Ribeiro

Terça-feira – 13:35 – Quinze animais silvestres são resgatados em Campos. Veja Abaixo:

 Mais 15 animais silvestres foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal de Campos. Os resgates aconteceram entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro. Nestas duas semanas, foram nove gambás, sendo uma fêmea com filhotes, quatro cobras Jiboias; um lagarto Teiú; e um Jacaré-de-papo-amarelo com cerca de 1,20m de comprimento. De janeiro a julho deste ano, 475 animais silvestres foram resgatados pelo GAM em Campos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA HOMENS, JOVENS SEM EXPERIÊNCIA PARA TRABALHAR COMO AUXILIAR TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE REDES EXTERNAS. Assista ao vídeo abaixo:

 


 

Muitos animais costumam sair de seu habitat natural em busca de abrigo e alimento. Queimadas em áreas de vegetação, seca prolongada e altas temperaturas também têm contribuído para que muitas espécies migrem para áreas urbanas. De acordo com o GAM, os gambás foram resgatados em diferentes bairros, sempre atendendo ao chamado da população. Entre os bairros, estão Centro; Jardim Carioca; Esplanada; e Parque Leopoldina. No Centro e no Parque Leopoldina, os resgates aconteceram em mais de um endereço.

Já as Jiboias foram resgatadas nas áreas externas de condomínios nos bairros Jockey e Alphaville. “No Novo Jockey, o animal de aproximadamente 1metro estava contido em uma caixa e, no distrito de Travessão, foi resgatado no quintal de uma residência”, explicam os agentes do GAM.

O resgate do lagarto Teiú aconteceu no interior de uma residência na Penha e do Jacaré-de-papo-amarelo no Aeroporto Bartolomeu Lizandro, onde os funcionários acionaram o GAM. De acordo com as estatísticas do GAM, os gambás e as cobras Jiboias continuam sendo os animais resgatados em maior número, sendo a grande maioria os gambás. Foram 377 animais da espécie resgatados em sete meses. “A jiboia e os gambás são animais não peçonhentos, ou seja, não são venenosos, mas possuem bactérias na saliva e, se morderem, podem causar infecções, necessitando de atendimento médico”, explica Ralph Leandro.

O gerente do GAM reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população avistar um animal silvestre. “Ao se deparar com qualquer um desses animais, não tentem resgatar por conta própria. Façam vídeos, fotos, liguem para o GAM para que a equipe possa ver o local em que o animal está e pegar as ferramentas adequadas para um resgate de sucesso. Mantenham o animal isolado em um local. Não machuquem e nem matem esses animais, pois são protegidos por lei”, explica o gerente do GAM, Ralph Leandro.

A orientação do GAM e que, ao identificarem os animais silvestres, as pessoas isolem a área e acionem o órgão para o resgate seguro. Em casos como este, os telefones são (22) 98175-0758 (GAM), 153 e o (22)981020185, da Sala de Operações.

Fonte: Campos 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *