Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 09:05 – Seca severa faz Rio Muriaé atingir níveis críticos em Cardoso Moreira. Veja Abaixo:

Defesa Civil alerta para risco de falta de água potável e impactos graves na produção rural; município pode decretar situação de emergência.

O Rio Muriaé, que passa pelo município de Cardoso Moreira, tem apresentado um nível alarmantemente baixo devido à estiagem prolongada. Em algumas partes de seu curso, o rio ficou mais estreito, refletindo a gravidade da seca na região. De acordo com a Defesa Civil local, o nível do rio está atualmente em 45 cm, muito abaixo do ideal para o período, que seria em torno de 1,00 m.

Segundo o Secretário da Defesa Civil de Cardoso Moreira, o nível do rio está similar ao registrado no ano passado, quando a situação também foi crítica. “Ontem, o rio estava em 48 cm, e hoje caiu para 45 cm, o que nos deixa extremamente preocupados. Sem previsão de chuva nos próximos dias, a tendência é de que o nível continue baixando, o que pode comprometer o fornecimento de água potável para outras localidades e afetar ainda mais a produção rural”, afirmou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

 

Você sabe o que é o Chat Server?

 

 

 

Somos uma plataforma para o WhatsApp da sua empresa. Você que faz vendas e atendimento pelo WhatsApp, esse sistema é para você!

Estamos localizados no RJ, mas atendemos o Brasil inteiro.

Quer saber mais sobre nossa plataforma? Então entre em contato conosco clicando no Link:
https://bit.ly/chatserversistemas

 

 

 

 

A seca tem causado prejuízos significativos ao município, incluindo a morte de animais por falta de alimento e água. A produção de leite, por exemplo, já caiu pela metade, e a demanda por limpeza de poços para garantir água ao gado aumentou drasticamente. Para enfrentar a situação, a prefeitura está levantando dados para decretar estado de emergência, o que permitirá o recebimento de auxílio dos governos estadual e federal.

Além do impacto direto na produção rural, a seca também tem afetado a saúde da população local. A incidência de problemas respiratórios aumentou, e as unidades de saúde estão em alerta. O município, em parceria com a Assistência Social, está preparando um levantamento para distribuir cestas básicas aos pequenos produtores da Agricultura Familiar.

O Secretário também ressaltou a importância da preservação das nascentes e alertou para o risco de incêndios na zona rural, pedindo à população que evite queimadas, especialmente próximas a residências.

Com a previsão de que a estiagem se prolongue, a situação em Cardoso Moreira se agrava a cada dia. A Defesa Civil e o município seguem monitorando o nível do Rio Muriaé, enquanto medidas emergenciais são adotadas para mitigar os impactos da seca.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *