Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna – Segunda Feira 07:45h – Gestão de Desempenho _ Por Leandro Levone

Temos que estar muito atentos ao nosso desempenho, pois hoje em dia com empresas exigindo metas cada vez mais desafiadoras e altíssima produtividade as soluções de ontem já não garantem os resultados de amanhã, afinal tudo está sempre em evolução. Devemos aprimorar nossa performance ficando bem atentos a alguns pontos.
Temos que ter muito cuidado com a equação muito esforço, mas poucos resultados, ou seja, a persistência, sem dúvida, é uma grande qualidade, mas de nada adianta ser uma pessoa muito esforçada, mas que não atinge os resultados. Parece crueldade, mas fique atento e procure refletir e perceber se você não está girando, girando, sem chegar a lugar algum.
Devemos desenvolver nossa inteligência comunicativa. Nada mais importante do que aprimorar sua capacidade de se fazer entender com os recursos que dispõe. É incrível, mas existe uma relação direta de nosso desempenho frente a nossa capacidade de comunicação, de compreender os outros e de se fazer entender. Comunicação é uma via de mão dupla e a relação ganha-ganha deve estar muito clara em nossas ações.
Necessitamos de nos comunicar com o mundo de uma forma pró-ativa, sem julgamentos, temos que ter uma expressão corporal positiva, cuidado como soa as nossas palavras e sempre, sempre mesmo, devemos tratar a todos com gentileza. A diferença está nos detalhes de como se conduz os relacionamentos e como diz o dito popular “gentileza gera gentileza”.
Temos que ter metas possíveis, mas nada nos impede de termos algumas que a princípio pareçam impossíveis. Metas devem ser passíveis de se atingir, mesmo porque correr o tempo todo atrás de algo e nunca alcançar desmotiva qualquer um. O importante é desenvolver a nossa capacidade de visão e realização de curto, médio e longo prazo.
Nunca podemos nos esquecer, ninguém é insubstituível, mas podemos ser imprescindíveis. Devemos preparar sucessores, desenvolver os talentos da nossa equipe, estarmos prontos para novas oportunidades em nossa carreira, não podemos ficar estagnados e criar uma relação de amor com o nosso cargo.
Deixe claro que ninguém é insubstituível, mas que devemos ser imprescindíveis para o sucesso de nossa organização, que agregamos valor ao negócio, que estamos comprometidos com os resultados. Para ser valorizado é preciso demonstrar o seu valor, ocupar o seu espaço, não podemos ficar somente esperando que os outros nos mostrem o caminho é preciso coragem e personalidade para criar a própria estrada.
Mensurar resultados: Desempenho tem a ver com resultados e não só financeiros. O critério de comparação deve ser consigo mesmo. Hoje estou melhor do que cinco anos atrás? Os critérios cada um define de acordo com suas crenças e valores, podendo ser financeiro, familiar, profissional, espiritual, relacionamento conjugal ou pessoal, enfim aquilo que realmente lhe importa.
Nada de baixo astral se o desempenho e resultados não forem os desejados, guarde energia para recomeçar. Recomeçar não é nenhuma vergonha, agora mais experiente e preparado podemos analisar e repensar nossas atitudes percebendo o que podemos e devemos mudar ou simplesmente aceitar aquilo que não podemos mudar. Tolerância e paciência serão qualidades fundamentais neste novo processo.
Medir desempenho significa sabermos claramente o que esperamos de um indivíduo, de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa.
Cuidar com carinho da gestão do nosso desempenho é uma importante ferramenta para não perder o foco e melhor administrar nosso tempo e energia em busca de resultados positivos. Desempenho deve estar aliado não ao que uma pessoa fala, mas sim ao que ela faz.
Leandro B. Levone (*)
Leandro Bazeth Levone é Administrador de Empresas, Coach com formação em Harvard nos EUA, Professor Universitário, Coordenador do MBA em Gestão Pública da CIMPRO, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, é Mestrando em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado – MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e cursa uma pós-graduação em Teologia Internacional. Foi Secretário Municipal de Administração do Município Writing Studio rão qualidades fundamentais neste novo processo.
Medir desempenho significa sabermos claramente o que esperamos de um indivíduo, de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa.
Cuidar com carinho da gestão do nosso desempenho é uma importante ferramenta para não perder o foco e melhor administrar nosso tempo e energia em busca de resultados positivos. Desempenho deve estar aliado não ao que uma pessoa fala, mas sim ao que ela faz.
Leandro B. Levone (*)
Leandro Bazeth Levone é Administrador de Empresas, Coach com formação em Harvard nos EUA, Professor Universitário, Coordenador do MBA em Gestão Pública da CIMPRO, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, é Mestrando em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado – MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e cursa uma pós-graduação em Teologia Internacional. Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2006 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015 e foi Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro) por 02 (dois) anos.

Writing Studio

Um comentário sobre “Itaperuna – Segunda Feira 07:45h – Gestão de Desempenho _ Por Leandro Levone

  1. Mouraci Stephen Carecho

    SE NÃO O FEZ, FAÇA-O…se já foi feito, parabéns.

    Excelentes, o texto e o entendimento.
    E devido a isso, deveria ser impresso e compartilhado sob a forma de um curso junto aos seus subalternos Sr. Secretário, como também para os demais setores da prefeitura.
    Aliás, será de grande valia que seja semeado tamanho conhecimento por entre todas as searas do executivo e do legislativo local. Afinal, não é por acaso que a gestão ineficiente predomina no Brasil. Alguém lucra com a máquina emperrada governamental.
    A sua passagem, Sr. Secretário, pode ser efêmera pelos labirintos do poder municipal, mas o aprendizado vai ficar na cabeça daqueles que permanecerem e, por consequência, o hábito saudável será estendido também aos descendentes próximos, e isso, ao longo do tempo, contribuirá substancialmente para o desenvolvimento do município como um todo. É o melhor legado que poderá ficar das suas ações como secretário.
    Muito ao contrário daquilo que pensam os individualistas, o progresso coletivo depende unicamente do comportamento geral das pessoas e não das quantias que apenas alguns concentram em suas contas correntes. Não se pode esquecer que o país tem a sua estrutura elaborada exatamente para não funcionar, perpetuando aquele caráter colônia desde que Cabral chegou por aqui.
    O brasileiro precisa perceber e entender que as dinastias capitalistas estrangeiras fazem dessa nação apenas um mercado de consumo de todo o tipo de bugigangas que produzem.
    Brasucas, esqueçam um pouco de futebol e de novelas, que o padrão de vida melhora em todos os níveis da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *