Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-feira – 23:30 – Seap transfere cinco agentes que estavam no plantão durante a fuga em presídio. Veja Abaixo:

Os cinco policiais penais que estavam de plantão no último fim de semana na penitenciária Lemos Brito, durante a fuga de três presos, no Complexo de Gericinó, foram transferidos da unidade. A mudança foi publicada no Boletim Interno da secretaria de Administração Penitenciária deste segunda-feira, ao qual o GLOBO teve acesso.

Os agentes foram enviados para a Coordenação de Gericinó e, de lá, serão posteriormente encaminhados para outras unidades prisionais. Em entrevista ao “Bom dia Rio”, da TV Globo, a secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, afirmou que sete policiais penais trabalhavam na Lemos Brito entre sábado e domingo. No entanto, O GLOBO apurou que o efetivo era de cinco agentes, uma vez que dois faltaram.

Além disso, duas guaritas de onde os presos deveriam ser monitorados, uma dentro e outra fora da unidade, estavam sem policiais penais durante a fuga. A secretária afirmou ainda que a conduta dos agentes será apurada.

— Neste horário da fuga, todos os presos estavam trancados, e os postos estratégicos deveriam estar cobertos e dava para estar cobertos. Nós vamos apurar cada conduta desses policiais penais, para que cada um responda onde estava ou não estava e por que não estava — afirmou, reconhecendo em seguida que há déficit de funcionários: — Eu sou policial penal e sei o quanto a gente precisa de mais pessoal.

Em depoimento, os agentes chegaram a alegar que as câmeras do circuito de segurança estavam inoperantes por conta de uma chuva que teria deixado o complexo sem energia. O caso ocorreu no último domingo, quando três presos fugiram da penitenciária Lemos Brito, conhecida como Bangu 6, no Complexo de Gericinó.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

MATRÍCULAS ABERTAS !!! SEJA UM BOMBEIRO CIVIL. WhatsApp: (22) 9.8852-0750 ou (22) 9.8828-5759.

 

Além de Jean Carlos Nascimento dos Santos, conhecido como Jean do Dezoito, escaparam Marcelo de Almeida Farias Sterque, conhecido como Marcelinho da Merindiba, e Lucas Apostólico da Conceição, o Índio. O caso está sendo apurado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio e pela Polícia Civil. O Disque-Denúncia oferece R$ 2 mil de recompensa por informações sobre o paradeiro de cada um dos fugitivos.

De acordo com uma fonte da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a fuga está relacionada às recentes disputas por territórios entre facções criminosas nas últimas duas semanas. Jean foi preso em 2017 e estava preso na unidade destinada a internos da sua facção.

Para escaparem, eles teriam serrado as grades da cela B1, onde ficavam, além de usarem uma teresa — corda feita de lençóis retorcidos —, encontrada presa na guarita onde fica um dos policiais penais responsáveis pela vigilância da unidade. A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca, esteve na penitenciária, na manhã deste domingo, acompanhando a revista e a conferência (contagem) de presos.

A secretária está apurando pessoalmente se houve facilitação de fuga por parte dos policiais penais da unidade, porque nem os cachorros foram soltos duranta à noite, como de costume. Os agentes penitenciários alegaram chover muito e o pátio ficou alagado. Ela proibiu que os internos recebessem visitas neste domingo e também determinou a retirada de TVs das cadeias por tempo indeterminado. A cantina de dentro da unidade foi fechada.

Quantos inspetores tinham no plantão e onde estavam?

Sete inspetores da Polícia Penal estavam de plantão no Presídio Lemos Brito no momento da fuga. A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca, afirmou que os policiais foram ouvidos pela Corregedoria da pasta e encaminhados à Polícia Judiciária para que prestassem esclarecimentos. Ainda de acordo com ela, “os postos deveriam estar cobertos”.

“Nós vamos apurar cada conduta desses policiais penais, para que cada um responda onde estava ou não estava e por que não estava”, diss Writing Studio retirada de TVs das cadeias por tempo indeterminado. A cantina de dentro da unidade foi fechada.

Quantos inspetores tinham no plantão e onde estavam?

Sete inspetores da Polícia Penal estavam de plantão no Presídio Lemos Brito no momento da fuga. A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca, afirmou que os policiais foram ouvidos pela Corregedoria da pasta e encaminhados à Polícia Judiciária para que prestassem esclarecimentos. Ainda de acordo com ela, “os postos deveriam estar cobertos”.

“Nós vamos apurar cada conduta desses policiais penais, para que cada um responda onde estava ou não estava e por que não estava”, disse a secretária.

O que falta esclarecer?

Ainda não se sabe se houve facilitação por parte dos policiais penais da unidade, já que nem os cachorros foram soltos durante a noite, como de costume. Além disso, ainda não foi esclarecido se realmente houve falha nas câmeras do presídio, nem por quanto tempo os aparelhos ficaram desativados. A Secretaria de Administração Penitenciária também não informou onde estavam os sete policiais que trabalhavam no plantão no momento da fuga.

O GLOBO questionou a Polícia Militar sobre o policiamento feito pela corporação nas unidades prisionais:

Em nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou não haver atuação de policiamento ostensivo desta Corporação no interior de áreas de competência do sistema penitenciário.

A Seap também não respondeu às perguntas sobre o desligamento das câmeras, assim como sobre o posicionamento dos policiais penais no momento da fuga.

Veja a nota da Seap na íntegra:

“Informamos que, na manhã deste domingo, três custodiados da Penitenciária Lemos Brito, localizada no Complexo de Gericinó, em Bangu, evadiram da unidade prisional. Desde que tomou conhecimento do ocorrido, a Seap está mobilizando as suas forças para apurar as circunstâncias do episódio. A secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel, que está na unidade para acompanhar as perícias, já colocou a Divisão de Recaptura (Recap) da Polícia Penal na rua em busca dos foragidos”.

Fonte: Extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *