moradores espancando e jogando em fogo acusado de estuprar e matar adolescente com 15 facadas
A acusação que pesava contra Gabriel era que ele teria estuprado e assassinado com mais de 15 facadas no quintal de uma casa de sua família a adolescente Patriciane Barros dos Santos, com 14 anos de idade.
O assassinado ocorreu no último dia 4 deste mês e neste domingo Gabriel se entregou à Delegacia Interativa da Polícia Civil em Borba, mas por questão de segurança, uma vez que já existia uma revolta popular no município por conta desse crime, o acusado foi transferido para o quartel da Políca Militar.
De nada adiantou a decisão de manter Gabriel preso no quartel da PM porque no começo da noite uma grande quantidade de pessoas iniciou um protesto, invadiu a unidade militar, arrastou o acusado de homicídio para a rua, linchou e depois jogou seu corpo na fogueira feita com um estofado fora de uso.
Pela quantidade de pessoas revoltadas e totalmente furiosas, os policiais militares e os policiais civis que estavam de plantão no domingo em Borba nada puderam fazer.
Há informações de que pelo menos sete policiais militares ficaram lesionados quando tentaram evitar a invasão do quartel para retirada do acusado de assassinato.
O acusado de estuprar e assassinar a adolescente Patriciane Barros aparece em vídeos gravados por pessoas que participavam do episódio violento, sendo massacrado com chutes, murros, pauladas na cabeça e ainda foi jogado em cima do caput da viatura da PM.
Um dos vídeos também mostra Gabriel sendo retirado de cima da viatura e sendo arrastado para o estofado incendiado e por fim é jogado sobre as chamas, onde foi queimado diante dos olhares de dezenas de pessoas.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública, em conjunto com os comandos da Polícia Civil e Polícia Militar do Amazonas, enviaram na madrugada desta segunda-feira um grupo de delegados, investigadores e uma guarnição composta de 20 policiais da Rocam e Tropa de Choque para Borba.
De acordo com o delegado-geral Mariolino Brito, os vídeos gravados do linchamento e outras imagens do episódio servirão para identificar envolvidos no protesto e morte de Gabriel para que sejam devidamente autuados e processados.