Blog do Adilson Ribeiro

Segunda feira 22:24 – Após ressaca jacarés aparecem na Praia do Recreio. Clique na imagem abaixo veja mais fotos e saiba mais informações…

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular da UNIG

A ressaca que atingiu a orla do Rio provocou mais do que a interdição de pistas para a retirada de areia. No Recreio, jacarés que estavam no Canal de Sernambetiba chegaram à praia flutuando em cima de gigogas e chamaram a atenção de banhistas.

O Corpo de Bombeiros confirma que foi acionado às 10h24m de domingo por causa de um animal que se encontrava na areia da Praia do Pontal. Segundo a corporação, o jacaré foi recolhido por agentes da Patrulha Ambiental, da prefeitura.

O quiosqueiro Sergio Ferreira de Oliveira registrou, em imagens, a presença dos jacarés na praia, na altura do posto 12. Segundo ele, havia cinco animais.

– Sempre que tem ressava eles vêm para a praia em cima das gigogas que saem do Canal de Sernambetiba (Canal do Rio Morto) – afirma ele, que cita ainda ter visto outros dois nesta segunda. – São todos jacarés do papo amarelo.

Segundo Oliveira, a “migração” acontece porque as redes de contenção do canal foram retiradas durante a administração Eduardo Paes, por, segundo ele, “falta de pagamento da prefeitura”. O quiosqueiro postou as fotos na sua página de Facebook “Local Posto 12”. As imagens foram replicadas, depois, pela Recreio da Depressão. Havia até registro de jacaré no calçadão. Os Bombeiros, no entanto, não confirmaram essa ocorrência fora da areia.

Para o biólogo Mário Moscatelli, é possível jacarés aparecerem na Praia do Recreio após uma ressaca:

– O Canal de Sernambetiba, muito poluído, é conhecido como Canal do Rio Morto. Ele está entupido de gigogas. Choveu forte na quinta e na sexta-feira da semana passada, e o canal, encheu. Veio a ressaca e entrou mais água no canal. Quando a maré baixou, a vegetação escoou em direção à praia. Isso já ocorreu outras vezes.

Simone Kopezynski, presidente da Associação de Moradores do Recreio, destaca que embora não seja a primeira vez, é raro jacarés irem parar na praia

– O Canal do Rio Morto está cheio de gigoga por causa do esgoto. As comunidades do entorno estão se adensando cada vez mais, e vai mais esgoto no canal. É o começo do fim das nossas praias – lamenta.

Fonte: Extra Globo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *