Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna – Quinta Feira – 15:30 – Movimentos de direita pedem redução de salários de parlamentares para combater a Covid-19 no Brasil. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

Um dos grupos mais ativos na petição é o ‘Direita Itaperuna’, liderado por Miguel Gomes.

 

A redução dos salários dos servidores públicos para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus deixou de ser apenas uma ideia sugestiva de internautas nas redes sociais.

Conforme já noticiado pelo Conexão Política, várias autoridades já estão sugerindo que medidas do tipo sejam tomadas para que uma diminuição de fato ocorra.

A proposta também visa diminuir o salário dos políticos, como tem pedido os deputados federais Daniel Coelho (Cidadania-PE) e Marco Feliciano (Sem partido/SP).

Ontem, terça-feira (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou a dizer que é hora de todos colaborarem para diminuir os gastos públicos.

“Todos sabem que haverá empobrecimento da população e todos sabem que a renda do brasileiro vai ser menor. Então, todos os Poderes precisam contribuir, inclusive os deputados, os juízes, os fiscais de renda. Todos os servidores”, declarou.

A força dos movimentos de rua

Apesar da diminuição de salários ter entrado em questão somente agora, alguns movimentos de rua já estão discutindo essa pauta desde fevereiro — período em que o Brasil considerava a covid-19 como uma iminência, já que não existiam casos registrados.

Um desses movimentos é o ‘Direita Itaperuna’, que atua em Itaperuna/RJ, cidade localizada a 313 quilômetros da capital fluminense.

A organização lançou uma campanha que propõe a redução de até 50% dos salários dos vereadores para auxílios aos afetados pelo surto do novo coronavírus.

O Conexão Política conversou com Miguel Gomes, fundador e representante do movimento. Segundo ele, a medida pode gerar um impacto de até R$ 155 mil durante o período de três meses.

À frente do movimento desde 2017, o jovem de 22 anos diz que a medida poderá atender situações mais emergentes como auxílio em alimentação, medicamentos, higiene pessoal, entre outros.

Miguel relata que a proposta foi dirigida também ao prefeito e aos secretários da cidade.

Os membros do ‘Direita Itaperuna’ seguem pressionando as autoridades para que a medida seja aplicada o mais rápido possível.

Salário dos vereadores

Atualmente o salário bruto dos vereadores da cidade de Itaperuna é de 7.998,97.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, em uma cidade de até 100 mil habitantes, caso de Itaperuna, os vencimentos devem ser de 40% do salário do deputado estadual.

 

CONEXÃO POLÍTICA

2 comentários sobre “Itaperuna – Quinta Feira – 15:30 – Movimentos de direita pedem redução de salários de parlamentares para combater a Covid-19 no Brasil. Veja abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *