A Coordenaçã Writing Studio teira de vacinação e documento de identificação em mãos.
Os postos de saúde que receberão as doses são: Centro de Saúde (bairro Caxias), UBS da Cidade Nova, UBS do BNH, UBS de Jaguarembe, UBS de Portela, UBS de Laranjais, UBS de Batatal e UBS de Estrada Nova.
É importante lembrar que a vacina tem algumas reações. Os sintomas são cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e febre. Os sintomas podem durar até dois dias após a aplicação. Pacientes com sintomas mais intensos e prolongados requer avaliação médica e devem ser notificados.
Além de quem tem mais de 59 anos e menos de nove meses, também não poderão ser vacinados: gestantes e nutrizes; pessoas com alergia a ovo e seus derivados, canamicina e eritromicina; doença febril; doenças que alteram o sistema de defesa, incluindo pessoas que fazem tratamentos quimioterápicos e recebam elevadas doses de corticosteroides; indivíduos com doenças autoimunes; pessoas que tenham doença neurológica de natureza desmielinizante; pacientes transplantados de medula óssea; portadores do HIV; e pacientes com histórico de doença do timo, incluindo miastenia grave, timoma ou tenha removido o timo. Pacientes com diabetes devem se orientar com seu médico antes de se vacinar.
O Ministério da Saúde recomenda que as doses devem ser ministradas em intervalo de dez anos. Ou seja, se o morador já se vacinou há menos de dez anos, não precisa tomar nova dose. Porém, o esquema é diferente para menores de quatro anos. A Coordenação de Imunização de Itaocara orienta que em caso de dúvida, o morador deverá levar seu cartão de vacinação à uma Unidade de Saúde para avaliação.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 3861-2057 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Folha Itaocarense Writing Studio