Blog do Adilson Ribeiro

Sexta Feira 11:00h – Exame confirma morte por febre amarela de macaco encontrado morto em Campos

A informação foi confirmada pela diretora de Vigilância em Saúde de Campos, drª Andréya Moreira

 

O exame de febre amarela realizado em um macaco encontrado morto em Rio Preto deu positivo para a doença.

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (17/03), pela diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira e pelo diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Jorgeamado.

Durante a coletiva também foi informado que as vacinas que seriam liberadas para toda a população na próxima segunda-feira (20/03), foram antecipadas para este sábado (18/03) e domingo (19/03).

Foram 100 mil doses recebidas pelo Estado. Os locais de vacinação serão: Uenf, Fundação Rural de Campos, Ciep de Travessão, Fundação Municipal de Esportes, Vila Olímpica de Guarus e UBS da Penha .

Durante a coletiva, os diretores também informaram sobre uma paciente de 18 anos, moradora de Caxeta que também está com suspeita da doença. A menina está internada no Hospital Geral de Guarus (HGG) e passará por exames e análises.

Fonte: Ururau

 

RELEMBRE:

 

Sexta Feira 08:30h – Mais três macacos aparecem mortos em Campos com suspeita de febre amarela

 

Writing Studio ;

Corpos de animais foram enviados para análise no Rio de Janeiro; CCZ não descarta suspeita de febre amarela

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos aguarda a investigação da causa da morte de mais três macacos que foram encontrados mortos na cidade.  Eles foram recolhidos em estado de decomposição em uma mata de difícil acesso, na localidade de Rio Preto, distrito de Morangaba, em Campos, próximo ao Parque Estadual do Desengano. O local exato em que estavam fica distante cerca de duas horas do povoado da localidade.

Com esses, já são quatro primatas encontrados mortos em Campos, todos no dia 28 de fevereiro. O primeiro foi em Conceição do Imbé. Os macacos encontrados em Rio Preto eram de pequeno porte, porém adultos. As espécies não foram identificadas devido ao estado avançado de decomposição.

De acordo com Jorgeamado de Almeida Santos, diretor do CCZ, a suspeita da causa da morte ter sido por febre amarela não foi descartada. Porém, ele acredita que os animais foram vítimas de caçadores que, após a caça, abandonaram os macacos por temerem algum tipo de doença.

No entanto, o CCZ recolheu os animais. Eles foram congelados, inseridos em caixas isotérmicas e transportados por um carro oficial da Prefeitura de Campos para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro. O laudo com a causa da morte não tem prazo para ser emitido, segundo Jorgeamado.

 

Fonte: Terceira Via

 

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *