Blog do Adilson Ribeiro

Terça-feira – 10:10 – TESTE DA LINGUINHA PIONEIRO REALIZADO EM PALMA MG

O Fonoaudiólogo Itaperunense Thiago Tavares em parceria com  a Prefeitura municipal de Palma (prefeito Vinicius Finamore),  Secretaria de saúde, Secretaria de Assistência Social, NASF E PSF realizou no dia 10/03/2017 em palma o teste pioneiro na cidade chamado Teste da linguinha  no Hospital Maternidade Maria Eloy Palma.

O teste da linguinha é um exame feito no bebê para identificar alterações no frênulo lingual, uma pequena membrana que fica embaixo da línguae a conecta com o assoalho da boca.
Essa avaliação serve para diagnosticar a língua presa, um problema que não prejudica apenas a fala,mas também a mastigação, sucção e deglutição.

Todos os hospitais e maternidades do SUS e das instituições particulares agora devem Writing Studio caso dos recém-nascidos, a alimentação também pode ser prejudicada já que afeta a sucção, e isso tem levado a desmame precoce. Mas o bebê pode ter dificuldade de passar para a papinha, devido a deglutição prejudicada. O bebê que apresenta língua presa pode até machucar o seio da mãe ao sugar o leite.

Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

Os pais e responsáveis podem exigir a realização do teste da linguinha nos hospitais e maternidades, o exame é rápido, não tem dor para o bebê, além de ser bastante eficaz. Se for necessário cirurgia, o procedimento é rápido, em 10 minutos, um pequeno pique e tudo estará resolvido.

Esse procedimento é importante para corrigir o quanto antes problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala.

O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde que esteja qualificado, ideal que seja um fonoaudiólogo. O exame deve ser realizado o mais cedo possível para evitar os problemas relatados, de preferência que faça o teste no primeiro mês de vida.

O profissional irá levantar a língua do bebê para averiguar se a língua está presa, e também observa quando o bebê estiver chorando e sugando.

O teste não tem nenhuma contraindicações. Recomenda-se que a avaliação do frênulo da língua seja inicialmente realizada na maternidade. Existem graus variados de língua presa, por isso a importância de haver um teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico precoce

Imagens e informações enviadas ao Blog do Adilson Ribeiro via WhatsApp (22) 99601 1115

  Writing Studio

3 comentários sobre “Terça-feira – 10:10 – TESTE DA LINGUINHA PIONEIRO REALIZADO EM PALMA MG

  1. rodrigo nipo

    parabens a esse exímio profissional capacitado e que sempre se preocupa com seus pacientes. esse sim é um profissional competente.
    parabens a prefeitura por aderir esse projeto para sua cidade.
    parabens a todos.

  2. carla machado

    parabens a esse projeto lindo e maravilhoso
    baita profissional
    alem de lindo e simpatico é um excelente profissional
    merece todos os tipos de titulo esse jovem.
    pelo que percebo ele faz tudo pelos seus pacientes.

  3. Vitor Lucas

    Ótimo conteúdo, a saúde dos bebês é muito importante , principalmente quando se trata de papinhas, no meu site também tem dicas importantes de como fazer papinha acessem > comofazerpapinha.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *