Blog do Adilson Ribeiro

São João de Meriti – RJ – Sábado – 18:30 – Jovem tem hemorragia e morre após parto de gêmeos por falta de sangue em maternidade

Um momento que deveria ser de felicidade terminou de forma trágica, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Dois dias depois de dar à luz gêmeos na Associação de Caridade Hospital São João de Meriti, a costureira Andressa Alvarenga Mateus Amorim, de 27 anos, morreu. Segundo a família, a jovem precisava de bolsas de sangue, mas não havia na unidade.

— Ela começou a passar mal na quinta-feira, um dia depois do parto. Foi ficando com os lábios brancos, não conseguia se levantar nem comer. Ficou o tempo todo no soro. Por volta das 17h, o médico que fez a operação disse que já havia solicitado sangue ao Hemorio e que, quando a bolsa de sangue chegasse, ela iria melhorar e teria alta no dia seguinte. Mas ela morreu nos meus braços — lamentou o pai das crianças, Douglas Pinho Gonçalves, de 27 anos.

Ele contou que o sangue chegou somente por volta das 23h e que, cerca de duas horas antes, Andressa teve vômitos. Depois, começou a ter convulsões:

— Levaram ela para a mesa de cirurgia, mas não deu tempo. Quando o sangue chegou, ela já tinha morrido. Eu fui ver o corpo dela e ainda eram 23h. Mas o hospital declarou que ela morreu depois de meia-noite.

Andressa teve os bebês e morreu dois dias depois
Andressa teve os bebês e morreu dois dias depois Foto: Reprodução / Facebook

Pelo parto, a família pagou R$ 2,5 mil. Mesmo a unidade sendo filantrópica e conveniada com o SUS. Segundo Douglas, o pré-natal de Andressa foi feito numa clínica particular em frente ao hospital, com o mesmo médico que operou a mulher.

— Quando ela chegou de manhã passando mal, tentou passar o cartão no débito, mas o médico disse que só poderia operar mediante o pagamento em dinheiro. Como eu estava trabalhando, a tia dela foi pegar o dinheiro com minha sogra.

O pai dos bebês também questionou a atitude do médico qu Writing Studio P (Meriti), que “abriu procedimento para apurar os fatos. Familiares, amigos e vizinhos de Andressa Alvarenga Mateus Amorim e os funcionarios do hospital envolvidos no atendimento estão sendo chamados para serem ouvidos na unidade policial. A polícia aguarda o resultado do laudo do IML. Outros procedimentos estão sendo tomados para apurar os fatos.”

A Secretaria Estadual de Saúde está apurando a informação sobre a solicitação de sangue feita pelo hospital ao Hemorio.

O corpo de Andressa Amorim foi liberado do IML às 15h deste sábado. O enterro será às 17h, no Cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti, Baixada Fluminense.

Fonte: Extra online Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *