Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 15:40 – Noroeste tem plano de ações para fortalecimento da cafeicultura

Writing Studio romover o acesso a novos mercados.

O projeto, que acaba de ser criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, será executado até 2019 e prevê cursos para a capacitação técnica dos cafeicultores, tanto no que diz respeito à produção (técnicas de manejo, poda, colheita, pós-colheita) quanto à gestão da propriedade, com enfoque também no associativismo e na sustentabilidade do negócio. Dias de campo e missões empresariais, com visitas a feiras, eventos e polos de excelência na produção cafeeira também serão realizados.

O Noroeste Fluminense concentra a maior produção de café do Estado do Rio de Janeiro.  Os municípios de Porciúncula, Natividade, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana respondem por 71% da produção de café do Estado. A produção envolve mais de dois mil e quinhentos produtores, a maioria da agricultura familiar, em área superior a 10 mil hectares.

“Café é o nosso ouro verde. É preciso fortalecer a produção, garantir a melhoria dos processos produtivos, ampliar a visibilidade do nosso grão e melhorar a qualidade de vida dos cafeicultores. É uma cultura de extrema importância para a economia da região noroeste”, afirmou o prefeito Leo Coutinho.

O Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura com apoio das prefeituras dos quatro municípios, do MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do Sebrae/RJ, da Emater-Rio, Pesagro-Rio, Rio Rural, IFF, Sindi Café, e Centro do Comércio de Café de Minas Gerais.

Fonte: ASCOM Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *