Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-feira – 23:20 – DEFESA CIVIL EMITE ALERTA SOBRE RISCO DO RIO MANHUAÇU TRANSBORDAR. Click na foto e veja a matéria completa:

 

A Defesa Civil da Prefeitura de Manhuaçu emitiu um alerta de que o nível do rio Manhuaçu apresenta risco de transbordar durante a madrugada. A informação foi divulgada às 20 horas devido ao rio ter atingido o chamado limite de segurança e entrando no potencial de inundação.

Como continua chovendo nas cabeceiras, o volume de água é preocupante. Nos locais mais próximos do rio, moradores e comerciantes devem ficar mais atentos e monitorar o nível das águas.

A Coordenadora de Defesa Civil, Vininha Nacif, explica que desde a semana passada a região tem sido atingida por chuvas intensas e as previsões de tempo indicam períodos de maior precipitação pluviométrica neste domingo, segunda e terça-feira, por isso a preocupação.

“Entramos Writing Studio as cabeceiras, o volume de água é preocupante. Nos locais mais próximos do rio, moradores e comerciantes devem ficar mais atentos e monitorar o nível das águas.

A Coordenadora de Defesa Civil, Vininha Nacif, explica que desde a semana passada a região tem sido atingida por chuvas intensas e as previsões de tempo indicam períodos de maior precipitação pluviométrica neste domingo, segunda e terça-feira, por isso a preocupação.

“Entramos no alerta máximo. Algumas áreas mais baixas estão com princípio de inundação. A chuva não está dando trégua e há previsão de chuva até na quinta-feira. Agora a noite, já temos moradores e comerciantes que estão retirando materiais e carros que ficam em garagens e em depósitos que são mais baixos, mais próximos dos rios”, ressalta.

A cidade de Manhuaçu monitora principalmente as chuvas das regiões de São João do Manhuaçu, Realeza, Manhuaçuzinho e Luisburgo. A água demora de 4 a 6 horas para chegar ao perímetro urbano. Daí a preocupação da Defesa Civil, o nível do rio deve continuar subindo até de madrugada. É difícil dimensionar até onde isso irá.

“Nunca queremos alarmar e nem causar tumulto, mas queremos que todos fiquem em estado de alerta. Morador à beira rio tem que estar muito atento, para não ter dano material e proteger, principalmente, sua vida. Já solicitamos que, dentro do possível, os vizinhos se revezem acompanhando. Alertamos também os pontos mais críticos como perto da delegacia, na Vila Deolinda, ruas Josias Breder e Francisco Fialho, Praça Martins Fraga”, pontua.

Vininha explica que o rio tem potencial de inundação e que o volume maior de chuva está previsto até quarta. “Alguns transtornos já estão vindo. O rio está quase três metros acima do nível normal. Choveu em Luisburgo e São João do Manhuaçu e as águas das cabeceiras chegam à cidade em questão de 4 a 6 horas. Muitas áreas de várzea inundadas e essa água chega aqui”, detalhou.

A coordenadora de Defesa Civil explicou que é importante retirar móveis e carros em locais muito próximos do rio, pelo menos por precaução. É melhor prevenir quando se está muito iminente do rio chegar à casa ou ao comércio.

BARRANCOS

Outro alerta da Defesa Civil é com relação a barrancos que já estão encharcados. Nesta segunda, houve vários registros de deslizamentos de encostas, quedas de muros e outros problemas. “É necessário observar barrancos e avaliar riscos. Enfim, eu peço encarecidamente: morador de barranco e morador de beira de rio, por favor, é necessária atenção máxima”, destacou.

Fonte: Portal Caparaó Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *