Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 21:50 – Primeira professora com Down será homenageada na Alerj. Clique na foto abaixo e veja mais

A homenagem é a maior honraria da Casa e será entregue às 10h no Plenário Barbosa Lima Sobrinho

Na próxima segunda-feira (21/05), Débora Araújo Seabra de Moura, primeira educadora com Síndrome de Down do país, será agraciada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com a Medalha Tiradentes. A homenagem é a maior honraria da Casa e será entregue às 10h no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. A inciativa é do deputado Jânio Mendes (PDT).

“A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, nas escolas e no convívio social, é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, é necessário que hajam referências para elas e também para o restante da sociedade. A Professora Débora, com sua luta e persistência, se tornou essa referência”, defendeu o deputado Mendes.

Currículo

Com 12 anos de experiência em educação, a professora ganhou do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2015, concedido pela Câmara dos Deputados em Brasília. Ela já ministrou palestras em Portugal, Argentina e na ONU sobre o combate ao preconceito em sala de aula. Em seu livro, “Débora Conta Histórias”, lançado em 2013, a professora aborda temas como preconceito, tolerância e respeito de forma lúdica, e também utiliza fábulas para descrever situações pelas quais viveu. Recentemente, a professora foi alvo de ofensas na internet por parte de uma desembargadora, que questionou em um grupo de juristas o que ela teria a ensinar aos alunos.

Na cerimônia também serão entregues as três primeiras carteiras de identidade diferenciadas já confeccionadas para portadores de deficiência. A lei 7821/2017, também de autoria do deputado Mendes, assegura às pessoas com deficiência, caso queiram, uma carteira de identidade diferenciada, acompanhada de um crachá contendo informações como o tipo de deficiência do titular, medicamentos utilizados, alergias alimentares e/ou medicamentosas, entre outras.

 

Campos 24h

Um comentário sobre “Domingo – 21:50 – Primeira professora com Down será homenageada na Alerj. Clique na foto abaixo e veja mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *