Blog do Adilson Ribeiro

Terça Feira – 23:50 – Ovo comprado no Rio era de plástico e foi importado da China. É boato! Clique na foto abaixo e veja mais

Brasil não importa ovos da China; país asiático, porém, tem, de fato, relatos de adulteração com produtos químicos.

Relatos e denúncias que levantam suspeitas sobre a qualidade da produção dos ovos consumidos no Brasil tomaram as redes sociais nesta segunda-feira (25). Veja o que é verdadeiro e o que é falso sobre as acusações envolvendo a adulteração do produto.

Ovo comprado no Rio foi importado da China e era de plástico?

Uma consumidora insatisfeita com a qualidade dos ovos comprados em um supermercado na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, gravou um vídeo em que reclama da textura e diz que o produto é feito de plástico. Em uma das publicações, com mais de 160 mil visualizações no Facebook, ela declara que o ovo foi importado da China.

A consumidora, que não se identifica no vídeo, no entanto, não tinha como comprar um ovo produzido na China em um mercado pois, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa esse produto do país asiático. Não há registro de arrecadação do item “ovos de aves” nos dados divulgados pelo órgão que registra a balança comercial entre os dois países.

É possível que a consumidora tenha citado a China ao criticar a qualidade do ovo porque já há alguns anos são publicadas informações de que indústrias chinesas usam produtos químicos para adulterar a produção desse tipo de produto.

A informação de que o ovo foi feito de plástico por conta da textura que apresenta também não é verdadeira. Segundo Roberta Ribeiro, coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária do Rio, não se trata de consistência plástica, e sim de um ovo velho, que vai se liquefazendo.

“Quando você vai na granja, e vê um ovo que acabou de ser posto pela galinha, ele tem as camadas muito bem definidas. A clara, próxima à gema, é chamada de clara densa, e a que fica mais afastada da gema, é a clara líquida. Com o tempo, o ovo vai envelhecendo e vai liberando água. Assim, a clara densa se une à líquida e o ovo fica mais fluido, parecendo que o ovo está aguado”, diz.

A especialista explica ainda que como o ovo é poroso, com o tempo vai fazendo troca de gases com o ar ambiente e, depois que se liquefaz, a água começa a evaporar e faz com que a membrana que recobre o ovo internamente, formada por queratina, se resseque com o passar do tempo.

“Quando o ovo vai perdendo a sua densidade, com o seu conteúdo diminuindo, essa membrana resseca e fica mais próxima da gema. Isso acontece quando o produto vai ficando velho. Então parece que o ovo tenha uma consistência mais plástica.”

Vídeo mostra ovos de plástico sendo produzidos para consumo humano?

Ao menos desde 2017, outro vídeo que diz mostrar como são feitos os ovos falsos na China também circula pelas redes. Nas imagens, é possível ver mulheres colocando uma substância viscosa em um molde no formado de um ovo. As imagens foram compartilhadas recentemente em grupos do WhatsApp com o texto “Polícia chinesa desmonta fábrica para fabricar ovos artificiais a partir de materiais plásticos e de resíduos humanos não comestíveis”. A informação, porém, é falsa.

Noticias Macaé

Um comentário sobre “Terça Feira – 23:50 – Ovo comprado no Rio era de plástico e foi importado da China. É boato! Clique na foto abaixo e veja mais

  1. Mouraci Stephen Carecho

    FAKE NEWS É DUPLAMENTE PREOCUPANTE…sendo verdade preocupa, se mentira aterroriza ainda mais.

    Ninguém dispõe de condição econômica para ficar horas a fio pela internet produzindo mentiras gratuitamente Mesmo porque tudo tem pelo menos o seu custo operacional. E ainda tem a agravante do comprometimento da idoneidade de marcas e instituições nada amistosas quanto as suas questões de foro íntimo. Parece óbvio que existe uma fonte de custeio fomentando fake news; Do contrário não estariam circulando, visto que, existem mecanismos eficientes de se evitarem ações de xeretas e de brincalhões.
    Assim sendo, é tão mais preocupante as intenções daqueles que patrocinam esse tipo de coisa que propriamente a falsa notícia em si.
    A neurofisiologia atual desenvolveu diversos mecanismos para ludibriar a mente humana, como também a engenharia genética já é capaz de introduzir ações futuras em gametas programados.
    Nesse mix de verdades e mentiras é praticamente impossível aos menos avisados perceberem aquilo que é joio e aquilo que é trigo.
    O mundo sempre foi governado por poucos cujas características maiores são a ganância e a dominação. Se o bem fosse de fato o objetivo maior, essa minoria de mandantes não investiria o maior volume de din din em produzir armas de destruição em massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *