Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-feira – 21:40 – Adolescente de 15 anos teve vida salva aós ser picado por escorpião pelo soro antiescorpiônico . Click na foto e veja a matéria completa:

Um adolescente de 15 anos teve a vida salva pelo soro antiescorpiônico, no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI), depois de ser picado por um escorpião, nas proximidades de Barra do Itabapoana, na última sexta-feira (06/07). Ele é o segundo paciente são franciscano a receber a aplicação do soro antiescorpiônico. Em 2016, uma criança morreu após ser vítima de acidente com escorpião no município, quando na ocasião SFI não dispunha do antídoto.

O menor foi atendido pela equipe médica de plantão, que seguiu o protocolo existente para ocorrência de picada de escorpião. Após ser classificado como caso de moderado à grave, o medicamento foi administrado. As informações são do diretor clínico do HMMC, Éber Marins.

Ele explicou que entre janeiro e maio foram notificadas cerca de 40 picadas pelo aracnídeo em humanos em SFI, mas só duas precisaram do soro. “Quando a necessidade é identificada a aplicação deve se dar o mais rápido possível, por isso a importância de termos o soro em nosso município”, destacou.

Marins relatou que em 2016, quando estava de plantão no HMMC, uma criança de três anos chegou à unidade hospitalar com suspeita de picada de escorpião, recebendo as primeiras assistências.

“Já que SFI não possuía o soro naquela época foi preciso encaminhá-la para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes, onde infelizmente faleceu na manhã seguinte por não resistir às consequências do veneno”, lamentou.

Implantação – O polo para tratamento de acidentes com escorpiões foi implantado em SFI, no dia 28 de setembro de 2017, no primeiro ano da gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Até então, pacientes vítimas de picadas de escorpião no município que necessitassem do soro para não morrer eram encaminhados ao HFM, que dependendo do local da ocorrência, fica a aproximadamente 80 quilômetros de distância.

Fonte: Ururau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *