Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna – Quinta – 18:00 – Secretaria de Saúde capacita profissionais no tratamento da Tuberculose e Hanseníase. Clique e saiba mais:

Auditório do CEREST foi palco de Programa de Educação Permanente em Saúde
A Prefeitura de Itaperuna através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o dia 05/12, através do Programa de Educação Permanente em Saúde uma capacitação sobre Tema Tuberculose e Hanseníase, no Auditório do CEREST. A Palestra contou com a  participação de 95 Agentes Comunitários.
A palestra enfatizou a importância do conhecimento da doença e seus sintomas, para que sejam tomadas as medidas de prevenção ou tratamento adequadas, pois se o paciente fizer o tratamento regularmente, a Tuberculose tem cura. A Pessoa com tosse e expectoração por mais de três semanas deve receber atenção especial, pelo risco de estar acometida da doença. A principal forma de contágio é o espirro ou tosse do doente, quando milhões de gotículas são liberadas no ar e aspiradas pela pessoa sã. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch.
“Não se pode negar a gravidade da doença, porém a Tuberculose é curável em quase 100% dos Writing Studio stra muitos saberão identificar, informar e orientar melhor  a população sobre a doença. Me sinto honrada em ter  participado dessa palestra e poder passar alguns dos meus conhecimentos para todos vocês. Aqui em Itaperuna foi a minha primeira vez e espero que venham muitas” destacou a Enfermeira Vivian.
A educação permanente em saúde  é um recurso para a qualificação dos profissionais da área da saúde, com vistas à melhoria da qualidade da assistência prestada à comunidade. A Palestra teve por objetivo destacar a educação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) como estratégia para a identificação precoce de sintomáticos respiratórios com provável prognóstico de tuberculose e Hanseníase entre residentes da área de abrangência da Estratégia Saúde da Família. Sobre o programa de capacitação o Secretário Olliver Barros disse o seguinte: ” Tanto este quanto todos os demais programas estão sendo desenvolvidos dando aos profissionais da saúde autonomia de acordo com a capacidade. E quanto à isto podemos afirmar sem medo que podemos contar com uma equipe de primeira linha. Parabéns à todos!” Concluiu Olliver.
Por Lael Santos

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *