Blog do Adilson Ribeiro

Araruama – Sexta – 20:15 – Barragem de Juturnaíba oferece riscos e assusta moradores da Região dos Lagos. Clique e saiba mais:

Desde que o desastre em Brumadinho (MG) ocorreu e virou assunto comentado mundialmente, os moradores das regiões dos Lagos e Baixada Litorânea, estão preocupados com a Represa de Juturnaíba, localizada em Araruama na Região dos Lagos. Isso porque a divulgação do Relatório de Segurança de Barragens de 2017, realizado pela Agência Nacional de Mineração (AMN), cita a barragem de Juturnaíba com um alto Dano Potencial Associado (DPA) – um nível de risco de prejuízos mais elevados, em caso de um eventual acidente.

Para Sergio Ricardo, fundador do Movimento Baía Viva, a barragem de Juturnaíba apresenta um grande risco para o estado. “Juturnaíba é como uma bomba-relógio para o Rio. Há vários dejetos químicos no local”, disse.

A falta de fiscalização compromete essa e outras barragens no estado, e para Sérgio, seria necessário controlar e fiscalizar estas barragens. “Há uma fragilização neste sentido, uma vez que o recurso para esta finalidade vem diminuindo a cada ano, explica.

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), levantou que em 2018, após a fiscalização, os responsáveis por essas estruturas foram notificados e orientados a adotar medidas corretivas, como reparos em comportas e a remoção de árvores existentes nas barragens.

O INEA informou que este ano já foi publicada uma resolução que explica cada detalhe da regulamentação da política estadual de segurança de barragem e que dá prazo de um ano para que os empreenderes se regularizarem com as exigências da política vigente.

A Concessionária Prolagos, disse que utiliza a barragem para o abastecimento de água e faz o monitoramento das condições da barragem de Juturnaíba 24 horas por dia. Além disso, para atestar a efic Writing Studio preservação do mico-leão dourado, no que resta de Mata Atlântica, no Rio de Janeiro. Ela responde, também, pelo abastecimento de água de toda a Região dos Lagos.

Mas esse paraíso está ameaçado, de acordo com vários levantamentos ficou comprovado que a lago está afetada por inúmeros fatores de poluição: esgoto sem tratamento, defensivos agrícolas e agentes químicos usados para tornar potável a água da lagoa (tornar a água potável).

 

Fonte: Macaé Notícias Writing Studio

9 comentários sobre “Araruama – Sexta – 20:15 – Barragem de Juturnaíba oferece riscos e assusta moradores da Região dos Lagos. Clique e saiba mais:

  1. Carmen

    Precisaria ocorrer em Brumadinho para exigir somente agora o prazo de 1 ano? Precisa acontecer primeiro uma tragédia para enxergarem que liberar um laudo de vistoria “tudo ok” e um crime que envolve muita gente? A corrupção agora tomou outra proporção. A sociedade precisa cobrar e o MPF agir rápido.

  2. Douglas A Costa

    Moro em condomínio em Saquarema e com constância é feita a higienização dos reservatórios da água que é consumida. Mesmo com todos os procedimentos com freqüência ao tomar banho morno a mesma exala odor não agradável. Em minha casa, particularmente, só consumimos água mineral. Se a mesma é tida como água potável com essa anomalia imagino as condições da mesma onde é feito o represamento. UMA VERGONHA!!!

  3. Ocivan Cleberson Couto dos Santos

    A empresa águas de juturnaiba rouba o povo descaradamente,vende ar nos canos das casas dos araruamenses que sofrem com falta d’água.Pagamos por 10000.litros de água , quando o consumo é menor não somos compensados, quando se gasta acima dos 10000.litros por exemplo 11000.litros pagamos por 15000.litros
    Para que serve o Hidrômetro?

  4. Paulo Sérgio

    Eu uso filtro de barro na minha água, e mesmo assim tenho que fazer uma manutenção toda semana pois a vela do mesmo fica suja rápido. Pois aqui em itatiguara água chega uma vez na semana. E com essa onda de calor não dá conta. Minha irmã mora em São Gonçalo e o filtro dela não fica tão sujo como o de Araruama

  5. Cristina

    Uma empresa que não faz o mínimo que é não jogar esgoto na Lagoa, vai fazer prevenção? O nome disso é privatização, lucro para poucos e prejuízo para cidadãos e meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *