Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 12:30 – GOVERNO DO RIO CONCEDE REAJUSTES PARA A SEGURANÇA SEM PRESENTAÇÃO DOS CÁLCULOS. Veja abaixo:

O mês de maio começou com boas notícias para os Servidores da Segurança. O governador, WilsonWitzel, concedeu reajustes de 45% no Regime Adicional de Serviço (RAS), a hora extra, dos policiais militares, civis e agentes penitenciários. Witzel disse que bombeiros militares também terão direito ao reajuste do RAS.
Outros servidores da secretaria estadual de Administração Penitenciária – diretores, subdiretores, chefes de segurança e disciplina e chefes de turmas de inspetores – também serão contemplados com aumento nas gratificações.
O EXTRA perguntou ao governo que medidas econômicas e financeiras foram feitas para que os reajustes fossem concedidos. O estado está sob o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que impede a majoração de auxílios, vantagens entre outros benefícios aos servidores. O EXTRA solicitou a previsão do impacto financeiro dessas medidas, mas não obteve os cálculos.
A Casa Civil e a Fazenda estadual responderam que o reajuste foi possível porque houve a diminuição do número de beneficiários. “A correção do adicional não resultará no aumento da despesa total com o pagamento do RAS e é resultado de uma importante medida de gestão. Dessa maneira, não há violação do Regime de Recuperação Fiscal”, informaram.
O governo explicou que, no caso da Polícia Militar, foi reduzido o número da Gratificação de Encargos Especiais – UPP (GEE-UPP), paga aos agentes lotados nas Unidades de Polícia Pacificadora. “A despesa total com a majoração do valor do RAS será inferior ao corte do gasto total com a GEE-UPP, Writing Studio Fluminense e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bruno Sobral, comentou que a falta de transparência dificulta o acesso aos dados para a população saber o que está sendo tratado como prioridade e o que não está. — É importante que o portal de transparência esteja atualizado com esses dados, e com acesso mais fácil.
Bruno também acredita que as ações feitas pelo governo para a valorização dos servidores da Segurança são importantes e acredita que a geração de novas receitas pode ajudar o estado a sair da crise econômica.
— O governador tem a prioridade da segurança, mas o desafio do Rio de Janeiro não está resolvido. A Fazenda está buscando aumentar receitas, é importante reconhecer isso, mas é um exercício além disso, o governo precisa ter visão estratégica do desenvolvimento e mudar o modelo. O grande desafio é a necessidade de políticas para a geração de novas receitas, para tirar o Rio de uma estrutura de economia oca — explicou.
Fonte: Jornal Extra

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *