Segundo pesquisa, grande parte das pessoas utiliza uma quantidade menor do que a recomendada de filtro solar, o que favorece o surgimento de queimaduras solares e outros fatores de risco associados ao câncer de pele
O câncer de pele é um dos tipos mais recorrentes de câncer no Brasil, correspondendo a 33% de todos os diagnósticos desta doença no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Logo, a fotoproteção mostra-se fundamental em nosso dia-a-dia, principalmente quando passamos longos períodos expostos ao sol, afinal, é a maneira mais eficiente de se prevenir o câncer de pele.O problema é que, segundo estudo publicado na revista médica British Journal of Dermatology, grande parte das pessoas não aplica a quantidade suficiente de fotoprotetor para que este se torne eficaz contra a radiação ultravioleta e as queimaduras solares, fatores que estão relacionados ao aumento do risco da doença. “Para que o filtro solar funcione de forma realmente eficaz é necessário que seja aplicado na quantidade de 2mg por centímetro quadrado, que para o rosto, por exemplo, equivale a uma colher de chá. Porém, as
pessoas tendem a aplicar apenas 0,8mg/cm2, ou seja, menos da metade da quantidade recomendada, o que é extremamente perigoso, principalmente em lugares como praias e piscinas, onde a exposição solar é intensa”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Aqui no Brasil o problema ainda possui um agravante, pois, além do país possuir um dos maiores índices de radiação solar do mundo, 80% dos brasileiros não têm a mínima ideia de qual a quantidade correta de protetor solar que deve ser aplicada, de acordo com pesquisa recente liderada pelo consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele. “Se uma pessoa aplica metade da quantidade recomendada de um filtro solar com FPS 30, ela recebe a proteção equivalente à de um FPS 8. E o pior é que, por achar Writing Studio olar. “Sendo assim, nos voltarmos à população e instrui-la corretamente sobre o uso do fotoprotetor é um passo fundamental na prevenção do câncer de pele”, destaca.
Mas, afinal, como adquirir a proteção solar adequada? Segundo a Dra. Valéria, a escolha do filtro solar correto é o primeiro passo. Este deve ter FPS 30, no mínimo, e conter ativos bloqueadores como dióxido de titânio e óxido de zinco. Porém, o mais importante é com relação a aplicação do produto, que deve ser feita diariamente pela manhã, mesmo em dias nublados, na quantidade de 2mg/cm2. “De forma prática, pensando na face, essa medida equivale a uma colher de café cheia. Já no caso do corpo, o recomendado é aplicar uma colher de café no braço e antebraço direitos, uma colher no braço e antebraço esquerdos, duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas), duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás), e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás). Além disso, o fotoprotetor deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que transpirar muito, tomar banho de mar ou piscina”, finaliza.
Fonte: Noticias ao minuto Writing Studio

→