Blog do Adilson Ribeiro

Terça feira Itaocara 19:16 – Água de córrego fica rosa. Clique na imagem abaixo e saiba mais informações…

Writing Studio ass=”alignnone wp-image-665040 size-full” src=”https://adilsonribeiro.net/wp-content/uploads/2019/07/00-8-15.jpg” alt=”” width=”768″ height=”237″ />

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular da UNIG

As águas do Córrego Santo Antônio, também conhecido como Valão do Caxias ou Valão do Caeté, adquiriram uma coloração rosada na tarde desta segunda-feira (29), surpreendendo e indignando moradores da cidade.
   O córrego nasce na localidade de Caeté e passa pelos loteamentos Ambal e Adolvani e pelos bairros Fuguista, Caxias e Centro, onde deságua no Rio Paraíba do Sul, na altura da Praça Adão e Eva, um dos pontos turísticos de Itaocara. Apesar disso, o curso d’água é altamente poluído pelo esgoto de vários bairros, que é despejado sem qualquer tratamento.
   Não há informação sobre a causa da coloração anormal. De acordo com moradores do bairro Caxias, que nos enviaram fotos do problema, a água de cor rosa saía da manilha do Projeto Tatu, que recolhe todo o esgoto e a água da chuva de bairros centrais. O tom rosa começou a diminuir no final da tarde e já não era mais notado à noite.
Ação na Justiça
   Em 2014, a Justiça Federal havia determinado que a Prefeitura de Itaocara e a Cedae interrompessem o lançamento de efluentes sanitários, sem tratamento, no meio ambiente, principalmente no rio Paraíba do Sul, atendendo ao Ministério Público Federal (MPF), que moveu uma ação civil pública contra o Município e a Companhia. Na ocasião, a Cedae informou que a responsabilidade esgotamento sanitário no município é da Prefeitura, conforme definido em contrato com a companhia. As partes puderem recorrer da decisão.
   De acordo com a ação movida, Itaocara deveria elaborar e aprovar um plano para coleta, transporte, tratamento e disposição dos resíduos sanitários, já que de acordo com a Lei Estadual 2661/96, todo município com mais de 20 mil habitantes tem obrigação de fazê-lo. O município possui cerca de 23 mil habitantes.
Fonte: Folha Itaocarense

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *