Blog do Adilson Ribeiro

Sexta Feira – 21:55 – FGTS 2020: Prazo para nascidos em janeiro solicitar o saque-aniversário termina hoje. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

Encerra nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o prazo para trabalhadores nascidos no mês de janeiro aderirem ao saque-aniversário.

Atenção, trabalhadores. De acordo com o Governo Federal, encerra nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o prazo para trabalhadores nascidos no mês de janeiro aderirem ao saque-aniversário. A opção é uma nova modalidade de acesso aos valores disponíveis no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Vale destacar que o pagamento para aqueles que nasceram em janeiro e fevereiro vai ser liberado a partir de abril de 2020.  A liberação dos recursos seguirá até junho. O prazo para adesão à modalidade se estende até o final do mês dois.

Quem aderir ao saque-aniversário após o prazo estabelecido deverá esperar até 2021 para receber o pagamento.

Saque-aniversário: o que é?

O saque-aniversário é um modelo de saque que permite o trabalhador retirar uma parte do FGTS uma vez por ano. Quem opta por essa modalidade não poderá sacar o saldo total da conta se for demitido sem justa causa. Só receberá a multa de 40% do FGTS, que não altera.

O modelo é opcional. Para entrar no sistema, é necessário fazer a adesão ao saque-aniversário. Quem não fizer a adesão permanecerá na regra anterior. Sendo assim, quem for demitido sem justa causa receberá a multa de 40% do FGTS e poderá sacar o dinheiro do Writing Studio class=”font-headlines”>Posso mudar de ideia?

O trabalhador que optar pelo saque-aniversário poderá mudar de ideia e voltar ao modelo atual. No entanto, terá que esperar dois anos. Se um trabalhador, por exemplo, optar pelo saque–aniversário em janeiro e resolver voltar para a opção de saque com a rescisão em fevereiro deste ano, você só volta à regra antiga a partir de março de 2022.

Se for demitido sem justa causa, terei direito à multa rescisória de 40%?

A resposta é sim. O trabalhador demitido sem justa causa tem direito ao valor da multa rescisória de 40% do FGTS e pode fazer o saque da multa. O que não poderá é sacar o restante do saldo.

Segundo o governo, os valores serão litados em parcelas, uma vez por ano, na conta do trabalhador. A regra vale também para o trabalhador que fizer acordo com o empregador, quando terá direito à multa rescisória de 20%.

Saque-aniversário e Saque-imediato são a mesma coisa?

saque-aniversário do FGTS não deve ser confundido com o “saque imediato“, que permite a todos os trabalhadores o saque de até 998 reais por conta vinculada, que não precisa de nenhuma adesão por parte do trabalhador.

Quem optar pela sistemática de saque-aniversário poderá receber, anualmente, no mês de seu aniversário, parte do somatório dos saldos de suas contas vinculadas – apurados na data do débito por meio da aplicação da alíquota correspondente e pelo acréscimo da parcela adicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *