Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 20:00 – Denúncia grave! João Dória e Governador do Piauí estão sendo acusados de estarem obrigando médicos a emitirem certidão de óbito como sendo Covid-19. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

Assista o vídeo:
Blog do Lael Santos

VEJA MAIS:

 

Toda a podridão de São Paulo vem à tona – Mortes são classificadas indiscriminadamen Writing Studio cação de mortes pela Covid-19. De qualquer forma, ainda que se faça teste nos casos de morte possivelmente por coronavírus, as demais causas serão subnotificadas”, afirma um médico que preferiu não se identificar.

“Isso destrói as estatísticas usadas para políticas de gestão em saúde. Os falecimentos por infarto, derrame, aneurisma, etc. serão classificados como causa indeterminada ou Covid-19.”
O médico Wagmar Barbosa, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo, acha que é a melhor medida a ser tomada neste momento.
“O conselho foi consultado pelo governo. A decisão é baseada em experiências internacionais. O manuseio dos corpos e o traslado implicam em risco não só às equipes de saúde mas também à população”, diz ele.
“É óbvio que não é o ideal e eu entendo o lado dos médicos do Samu, mas, quando se fala em controle sanitário, a medida é válida. Dada a situação atual, não vejo outro tipo de atitude. A situação é dinâmica. Se houver uma alternativa melhor, não vou me opor”, afirma.
Equipes do Samu realizam atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências, de acordo com prioridades.
Casos como infarto ou AVC, por exemplo, em que o paciente corre o risco de morte iminente, devem ser atendidos pelas equipes avançadas (com médico e enfermeiro, além do condutor da ambulância, que também é um socorrista) num tempo que não deve ultrapassar 12 minutos, segundo preconizam organizações médicas internacionais.
Outro ponto negativo, segundo os profissionais do Samu, é a desassistência que a medida pode ocasionar no atendimento de ocorrências graves.
Para o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina Neto, a medida não é inviável, mas também não é adequada.
“Dado o fato de que o Samu não tem tempo de atendimento das emergências adequado, é uma má utilização de recurso sofisticado, de se ter equipes mais completas do Samu para fazer verificação de óbitos.”, diz ele.
“O mais correto seria suprir o SVO de equipes volantes. Um morto não sai do estágio de morto, mas quem está vivo e precisa da ambulância de UTI pode ser sacrificado. O ideal seria os médicos do SVO se deslocarem e fazerem esse serviço.”
Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde negou que haja mudança de protocolo em relação ao Grau.
A pasta afirmou também que os funcionários do Serviço de Verificação de Óbito seguem desempenhando suas funções.
O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde, responsável pelo gerenciamento do Samu na cidade de São Paulo, não responderam aos questionamentos da reportagem.
Tribunaonline

3 comentários sobre “Domingo – 20:00 – Denúncia grave! João Dória e Governador do Piauí estão sendo acusados de estarem obrigando médicos a emitirem certidão de óbito como sendo Covid-19. Veja abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *