Blog do Adilson Ribeiro

Rio – Quinta-feira – 22:40 – Sepe defende criação de quarto ano do Ensino Médio após a pandemia; secretário de Educação vê divergências. Veja Abaixo:

Em reunião, Secretaria Estadual de Educação e Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação não concordaram sobre o retorno das atividades presenciais nas escolas

Rio – A discussão sobre o retorno das aulas presenciais entre a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) parece longe de terminar. Em reunião com o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, nesta quarta-feira, os profissionais da educação defenderam que as aulas presenciais fossem retomadas apenas após o fim da pandemia do novo coronavírus.
A Seeduc estabeleceu o retorno das aulas presenciais da rede estadual de ensino para os estudantes que desejam se preparar para o Enem 2020, que acontecerá em janeiro de 2021. “Nossa divergência é sobre o retorno opcional que planejamos para os estudantes do terceiro ano por causa do vestibular. Cada escola que está aberta está programando um roteiro de mediação para os alunos. Essa semana, a primeira de volta às aulas, serviu para a ambientação de todos”, afirmou Comte Bittencourt.
“Nós sugerimos a ciclagem dos anos 2020 e 2021 na medida em que o mundo seja capaz de retomar o que foi perdido com a pandemia. Além disso, somos contra a lógica de aprovação e reprovação nesse período. Por isso, acreditamos que devemos emitir o certificado para os que passaram no vestibular, para que a gente não os prenda na escola. Mas os que não passaram e quiserem, de fato continuar a estudar, a gente mantém o quarto ano no ano que vem”, argumentou o coordenador do Sepe.
Bittencourt garantiu que os protocolos de saúde estão sendo cumpridos nas escolas em que as atividades presenciais foram retomadas. “A mediação que fizemos com o retorno das aulas presenciais é pra fazer o Enem. Mas eu não chamaria de quarto ano do Ensino Médio. Eu chamaria de ter vaga de todos os que querem retornar para cumprir o currículo de uma disciplina ou de todas”, rebateu o secretário, que citou a suspensão das atividades presenciais do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, após um diretor-adjunto testar positivo para a covid-19.