A Prefeitura de Guarapari anunciou, nesta segunda-feira (21), novas diretrizes de combate à pandemia do novo coronavírus no município. Entre as medidas anunciadas pela prefeitura, está a limitação do horário de funcionamento de bares, quiosques e restaurantes, tanto no meio quanto nos fins de semana. Também está vetada a permanência de tendas e vendedores ambulantes nas praias, durante o Réveillon, assim como a queima de fogos.
O anúncio das novas regras ocorreu durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, após uma reunião do Comitê Covid-19, da prefeitura. O decreto com as novas medidas deverá ser Writing Studio ucia Franchim, médica da Vigilância Epidemiológica de Guarapari, ressaltou o significativo aumento do número de casos de covid-19 no município, que atualmente se encontra no risco moderado para a doença.
“Nos últimos dias, nós tivemos um número de aproximadamente 700 casos confirmados. Temos 31 casos de pacientes hospitalizados, a maioria em UTI’s, e tivemos um total de 159 óbitos pela covid em Guarapari”, destacou.
Já a secretária municipal de Saúde, Alessandra Albani, relatou que, em seis dias, o número de atendimentos do ambulatório de síndromes respiratórias de Guarapari subiu de 300 para 1,2 mil pacientes, o que representa um aumento de mais de 300% no número de casos atendidos.
“A preocupação maior é que o Estado não tem condições de disponibilizar leitos para atender essa demanda se os municípios não tiverem uma postura mais restritiva. Devido a isso, o Comitê se reuniu e definiu medidas para conter a velocidade de transmissão do vírus”, explicou.
Fonte: Blog do Alan Gonçalves