Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-Feira – 23:48 – Governo estuda premiar consumidor que reduzir demanda de eletricidade. Veja Abaixo:

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) – O governo estuda lançar em setembro um programa que visa premiar consumidores de energia do mercado regulado que conseguirem reduzir a demanda por eletricidade conforme metas estabelecidas em meio à crise hidrelétrica, afirmou nesta quarta-feira o secretário de energia elétrica, Christiano Vieira.

Ainda estão em estudo os detalhes sobre o plano e como seria a premiação ou como ela será administrada.

A ação seria mais uma das medidas a serem tomadas pelo governo federal para garantir o abastecimento de energia elétrica do país, diante da maior crise hídrica em mais de 90 anos nos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte elétrica do país.

“A ideia do programa é premiar os consumidores que têm um esforço de reduzir a carga e Writing Studio nificação a consumidores regulados que atingirem metas de redução de consumo seguirá a mesma lógica que será empenhada no programa para consumidores livres.

“Quem vai pagar isso é a carga do sistema, é a mesma lógica do programa de resposta voluntária da demanda para o grande consumidor”, afirmou.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Também durante a coletiva, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que tanto em julho quanto agosto as afluências “foram muito menores” do que as expectativas traçadas.

“Gostaríamos de estar errados, mas a natureza tem se mostrado muito mais negativa do ponto de vista de chuvas do que as nossas simulações”, afirmou Ciocchi, pontuando que há uma situação bastante crítica no Sul, onde se aguardavam volumes de chuvas que não vieram.

Apesar do cenário, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reiterou durante a coletiva que o governo não trabalha com a hipótese de racionamento, embora considere adotar medidas já empenhadas no passado que forem necessárias para enfrentar a crise hídrica, após lições aprendidas.

Albuquerque frisou ainda que decreto publicado pelo governo federal nesta quarta-feira que visa reduzir consumo elétrico em prédios públicos é uma medida de economia, para enfrentamento da crise hidrelétrica, e não de racionamento.

 

Fonte: ISTOÉ

2 comentários sobre “Quarta-Feira – 23:48 – Governo estuda premiar consumidor que reduzir demanda de eletricidade. Veja Abaixo:

  1. pacato cidadão

    na minha cs ja não tem o q reduzir, todas a lampadas são de leds, geladeiras, tvs e maquina de lavar de consumo A, não se deixa luzes ligas a atoa. vamos reduzir mais o q??? tem de reduzir é a conta de luz q é absurda e liberar mais incentivo a energia solar.

  2. Piu

    Bom dia; Esse reflexo da desigualdade nesse Brasil; os que têm renda ; tem os benefícios de investirem em energia solar; e serão esses que somará mais um benefício? Por que hoje média inicial de valores financeiros podem ser comparar a um carro porpular; um país sem um programa de governo de todos e para todos não investiu em geradores de energia limpas para esse momento ? Uma reserva é aí mais uma vez o poder público está deixando de cumprir pois a corrupção é violenta e o valor do dízimo são as obras os 90 porcentos do valor financeiro não chegam com eficácia nas obras; como ruas que no papel foram pagas mas não estão asfaltadas e uma ponte que não liga do A até o B; mas foram pagas…esses representantes públicos não são punidos como se fossem na privada ou são os intocáveis pelo poder político; financeiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *