Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 11:25 – INSS publica portaria com regras para perícias médicas; confira como reagendar o atendimento. Veja Abaixo:

Em meio ao programa de revisão de benefícios, que vai chamar pelo menos 902 mil pessoas em todo país para o pente-fino, e um gargalo nas concessões que atinge 1,84 milhão de pessoas, sendo 196.770 referentes a benefícios por incapacidade aguardando perícia médica, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União, uma portaria que define regras para a remarcação desse tipo de atendimento.

A norma fixa prazos para reagendamentos e orienta os segurados sobre o que fazer em caso de impossibilidade de comparecimento ou de atendimento nas Agências da Previdência Social. A portaria estabelece ainda que o segurado que não puder ir à perícia médica na data agendada deve remarcar o atendimento pela plataforma Meu INSS ou pelo telefone 135 até um dia antes da data marcada.

Nos casos em que a perícia não possa ser realizada por ausência do perito médico ou por problemas no sistema do INSS, ou ainda pelo não funcionamemto do posto, os servidores terão que fazer o reagendamento da perícia. Nestes casos, o reagendamento deve ser feito pelo INSS até as 12h do dia seguinte. A nova data deve estar disponível no dia segui Writing Studio no INSS — explica Adriane.

E se o INSS não cumprir o que determina a portaria e a remarcação não for feita, como o segurado deve proceder?

— Caso a perícia não esteja agendada até as 12h do dia seguinte, o segurado pode ligar para a Central de Atendimento 135 e cobrar providências. Ou pode fazer uma reclamação na Ouvidoria, que também atende pelo 135 — orienta a advogada.

“Em caso de absoluta impossibilidade de informar a nova data da perícia médica na presença do usuário, o servidor deve orientá-lo a consultar a nova data de seu agendamento por meio do Meu INSS ou da Central 135, a partir das 13h do dia seguinte à ocorrência”, diz o texto da portaria.

Como criar login e senha e checar perícia

No site ou aplicativo Meu INSS é possível saber a nova data e hora do atendimento. Para acessar o portal é necessário criar login e senha. É iportante lembrar que o Meu INSS agora está inserido no portal do governo federal, que unifica logins e senhas. Com isso, todos os acessos são feitos pela plataforma gov.br.

Primeiro é necessário entrar no portal Meu INSS. Em seguida, clique em “Cadastrar senha”. Nesta etapa, o segurado será redirecionado para a página do acesso único. Depois, é preciso acessar “Crie sua conta gov.br”. Selecione uma das opções de cadastro (a mais comum é por meio do CPF) e siga as instruções para criar sua conta gov.br.

Depois de cadastrar sua senha no portal gov.br, fazer o login no portal Meu INSS é simples. Basta acessar o Meu INSS novamente, clicar em “Entrar”, digitar o CPF (se for o caso) e, em seguida, “Avançar”. No acesso, insira a senha escolhida no momento do cadastro e selecione novamente “Entrar”.

Para checar a data da perícia o primeiro passo é acessar o Meu INSS. Em seguida clique em “Agendamentos/solicitações”. Nessa aba vai aparecer a data, horário e local do atendimento.

Para quem precisar remarcar o atendimento: na página Meu INSS clique em “Agendar perícia” e em seguida selecione “Remarcar perícia”. Nessa opção vão aparecer as opções de atendimento.

 

Fonte: Extra

Um comentário sobre “Sábado – 11:25 – INSS publica portaria com regras para perícias médicas; confira como reagendar o atendimento. Veja Abaixo:

  1. sabedoria

    AS pessoas elás pagaram com tanto sacrífísío o seu benefícío e agora tão guerendo cortalos têm muítas pessoas gue são safados más têm muítas gue presízom deste salárío nínguado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *