Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna confirma primeiro caso de Varíola dos Macacos. Veja Abaixo:

A secretaria municipal de Saúde de Itaperuna confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). O paciente, um homem jovem de idade não informada e que esteve recentemente em viagem, não precisou de internação e se rec Writing Studio doença altamente contagiosa. E o segundo objetivo é informar a população, pois, existe uma doença em curso; não é uma doença restrita a um grupo de comportamento sexual, ou seja, é uma doença de contato que qualquer ser humano pode ter. Existe uma alta incidência nesse grupo específico de perfil sexual HSH [homens que fazem sexo com homens] e esse grupo precisa ser informado de forma a se proteger e se prevenir, evitando a propagação rápida da doença. Se houver um controle objetivo desses pontos, o surto vai ser controlado”, finaliza Frederico.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Levone, informou que a equipe da secretaria vem acompanhando as notas técnicas da Anvisa, Fiocruz, bem como as informações da OMS, Ministério da Saúde e demais entidades que estudam a doença. “Nossos profissionais estão buscando informações sobre o assunto e nós estamos sempre em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, objetivando uma informação de qualidade. Já sabemos que a detecção precoce, instrução e o isolamento do caso diagnosticado são formas de conter a doença. Pretendemos ampliar essa gama de informações junto aos nossos médicos, preparando-os para que possam diagnosticar a doença com mais rapidez, além de trabalharmos na divulgação de informações oficiais junto à sociedade. Vale reforçar que o paciente em questão está na fase final de recuperação, com as cicatrizes secando, sem riscos de contaminar outras pessoas, ou seja, não há motivos para que a população se desespere”, finaliza a secretária.
O Ministério da Saúde reforça que “a principal forma de proteção é evitar contato direto com pessoas contaminadas. Lembrando que a principal forma de transmissão ocorre através do contato pele/pele, pessoal, ou obviamente através do contato com objetos pessoais de um paciente que está infectado com a varíola dos macacos. E, ao aparecerem quaisquer sinais ou sintomas como febre alta e súbita, dor de cabeça, aparecimento de gânglios, procure um médico na unidade básica de saúde. Procure seu médico, porque ele terá a capacidade de te examinar, fazer o diagnóstico e a condução clínica necessária. Existem atualmente duas empresas que produzem vacinas contra a doença. O Ministério está em tratativas com a OPAS e OMS para aquisição de doses para a população. Em uma primeira análise, trabalha-se com um quantitativo de aproximadamente 50 mil doses iniciais, a depender da capacidade de produção da empresa e da capacidade de aquisição. A Opas está em tratativas com o fabricante para que, o mais breve possível, essas vacinas estejam disponíveis”, informa matéria no site do ministério.
Fonte: Folha 1 com informações da Prefeitura de Itaperuna

5 comentários sobre “Itaperuna confirma primeiro caso de Varíola dos Macacos. Veja Abaixo:

  1. Renan Batista da Silva

    O itaperunense não acredita, mas isso é muito sério, brincam muito com a sorte, vamos orar e pedir a Deus que nos ajude, amém.

  2. SABEDORIA

    não foi os ricos quê troce esta doença não e apalavra de DEUS se cumprindo na terra e veria peste e fome , e te remotos em vários lugares íssó e só os cinas da vinda DEUS , de novo, este doença elá se chama , chita,

  3. SABEDORIA

    DEUS. ELE só tem compromisso com quém tem compromisso com ELE. eu telho muito amor e espeito , por JESUS CRISTO E DEUS , apalavra de DEUS, ele já estar sendo comprida na terra,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *