Blog do Adilson Ribeiro

Quinta-feira – 23:27 – Ação de fiscalização destrói mudas irregulares no município de Silva Jardim. Veja Abaixo:

Uma ação de fiscalização conjunta entre a Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, e o município de Silva Jardim, apreendeu e destruiu um lote de mudas (material de propagação vegetal), nesta quinta-feira (11), que estava sendo comercializado de forma ambulante no município de Silva Jardim.

A carga apreendida no transporte soma quase 200 mudas, sendo 71 de citros. A ação foi deflagrada após uma denúncia anônima de que o material estaria sendo exposto e comercializado em vias públicas em desacordo com a legislação vigente, Resolução SEAPEC n° 60 e Decreto Estadual n° 30.935/2002, que proíbe tal prática.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

INÉDITO EM ITAPERUNA E REGIÃO: CRO RJ Faltam poucos dias para as palestras com os professores Doutores Ricardo Fischer e Marco Masioli no dia 18 de agosto. Inscrições abertas!!!! Ligue agora e garanta sua vaga: (22) 3823-4035.

 

 

Dentre as espécies apreendidas estavam mudas cítricas oriundas de outros estados. Essas mudas apreendidas colocam em risco toda a sanidade das áreas citrícolas fluminenses, por não haver documentação fitossanitária que comprove a idoneidade e isenção de pragas presentes em alguns estados vizinhos.

A ação também teve como objetivo a manutenção dos recentes “status” sanitários, alcançados pelo Rio de Janeiro junto ao Ministério da Agricultura, de Unidade da Federação Sem Ocorrência das Pragas Greening, Cancro Cítrico e Cancro da Videira. A ação também preserva a recente conquista dos produtores dos municípios de Tanguá, Itabor Writing Studio fica por denominação de Origem “Laranjas da Região de Tanguá” aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Essas condições visam o fortalecimento da agricultura estadual, mitigação de riscos de pragas e aberturas de novas possibilidades comerciais aos produtores fluminenses.

– É muito importante essas ações em conjunto com a prefeitura para chamar atenção as medidas de prevenção à entrada do Cancro Cítrico no estado. Agradeço ao secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cleber Marins de Moraes da Silva, que colaborou para o sucesso dessa apreensão – destaca o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.

Cancro Cítrico e Greening

Você já ouviu falar do Cancro Cítrico e Greening? O maior meio de disseminação do Cancro Cítrico, principalmente a longas distâncias, está nas mudas, por isso, o primeiro cuidado preventivo deve ser em relação a elas. Quando for comprar mudas, conheça antes o viveiro e veja se ele está registrado na Defesa Sanitária Vegetal. Portanto, exija a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

Um comentário sobre “Quinta-feira – 23:27 – Ação de fiscalização destrói mudas irregulares no município de Silva Jardim. Veja Abaixo:

  1. fabio dos santos cardoso

    mesmo com toda explicação achei um absurdo cortarem as mudas, pq não multar e devolverem ao local de origem? as pessoas q vendem vivem do dinheiro oriundo das vendas e são trabalhadores informais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *