Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 08:28 – Em 24 horas, MG confirma mais 15 casos de varíola dos macacos. Veja Abaixo:

Em 24 horas, houve um aumento de 15 casos de varíola dos macacos em Minas Gerais, passando de 159 na quinta-feira (18) para 174 nesta sexta-feira (19). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que também informou que 574 casos estão em investigação; outros 372 foram descartados.

Belo Horizonte continua sendo o único município de Minas Gerais com transmissão comunitária da doença. A capital é também é a cidade com o maior número de casos (116) e confirmou, nesta sexta-feira, o primeiro caso da doença em idoso. O paciente é um homem de 61 anos. O quadro clínico dele não foi divulgado. Contagem, na região metropolitana, é o segundo município com maior número de casos (9).

A Secretaria de Estado de Saúde também alerta que o surto atual da doença não tem relação com a transmissão de animais para humanos ou de humanos para animais.

“Todos os casos registrados até o momento indicam transmissão entre humanos. No Brasil não foi registrada nenhuma contaminação em primatas não humanos (macacos e outros símios). Maltratar ou agredir animais é crime previsto em lei”, destaca a pasta.

Quais são os sintomas da varíola dos macacos?

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A doença se desenvolve com lesões na pele, primeiramente no rosto. As lesões também podem se espalhar para outras partes do corpo, incluindo os genitais.  As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai.  Os sintomas podem ser leves ou graves, e as lesões na pele podem ser pruriginosas ou Writing Studio
Fonte: O TEMPO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *