Blog do Adilson Ribeiro

Quinta-feira – 21:58 – TSE proíbe celular na cabine de votação. Veja Abaixo:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25), por unanimidade, que o eleitor não poderá levar o celular para a cabine de votação e deverá deixar o aparelho com o mesário da seção eleitoral na hora de votar na urna eletrônica. A medida foi adotada para evitar coações, fraudes e a violação do sigilo do voto. O desrespeito será considerado “ilícito eleitoral” e poderá resultar em punições .

Pela decisão dos ministros, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral caso alguém se recuse a entregar o celular, e até mesmo chamar a Polícia Militar para que a medida seja cumprida.

 

A medida também visa coibir fraudes de pessoas que gravam o momento da votação apertando errado o número para dizer que houve problema na urna eletrônica, e monta um determinado vídeo para tentar indicar que houve problema na votação.

Além disso, os ministros também abriram a possibilidade de se instalar detectores de metal nas seções eleitorais em situações excepcionais, para evitar que alguém entre com o aparelho escondido. A decisão sobre a instalação do equip Writing Studio r”,  disse o ministro.

Diante da mudança, a ministra Carmen Lúcia falou sobre a importância de o TSE realizar campanhas de esclarecimento da população sobre a proibição, detalhando qual será o procedimento no dia da eleição: “Não vamos imaginar que se esteja criando uma burocracia. O eleitor é a única preocupação, e ele fica vulnerável quando pode ser cobrado por alguém a respeito de seu voto”, disse.

 

Fonte: G1.

Um comentário sobre “Quinta-feira – 21:58 – TSE proíbe celular na cabine de votação. Veja Abaixo:

  1. PCO

    todo ano proíbe e todo ano o q mais se vê são os memes do povo batendo foto… a eleição é um ato público do povo deixa o povo fazer a festa dele do jeito q ele gosta e sem censura….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *