Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 20:31 – Deputado do RS diz que estudantes de universidades merecem ser ‘queimados vivos’; MPF abre procedimento. Veja Abaixo:

Bibo Nunes (PL) fez vídeo em que ofende alunos e diz que eles mereciam ser queimados vivos após manifestação por cortes no orçamento no Ministério da Educação. O comentário foi feito contra alunos da universidade da cidade onde houve o incêndio na boate Kiss, que matou 242 em 2013.

 

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta sexta-feira (21) que está instaurando um procedimento para averiguar a manifestação publicada pelo deputado federal Bibo Nunes (PL) pelo Rio Grande do Sul em suas redes sociais.

 

No vídeo, Bibo diz que estudantes das universidades federais de Santa Maria (UFSM) e Pelotas (UFPEL) merecem ser “queimados vivos”. A ação do MPF atende representação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), e do radialista Luciano Guerra.

O comentário foi feito contra alunos da universidade da cidade onde aconteceu o incêndio na boate Kiss, que matou 242 em 2013. Os quatro réus foram soltos após a anulação do julgamento ocorrido em dezembro de 2021.

Na imagem, Bibo, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), faz ofensas aos alunos, chamando-os de inúteis, lixo, escória e até de “débeis mentais”. Na sequência, diz que os alunos mereciam ser queimados vivos. Veja no vídeo acima.

“Ser rico e não ter noção, como esses aí. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o que aconteceu? Olha o filme ‘um’. Pegaram aqueles coitadinhos, aqueles riquinhos ajudando pobre e que se deram mal e queimaram vivos. Queimaram vivo dentro de pneus, queimaram vivo, e é isso que esses estudantes alienados, filhos de papai e que têm grana merecem. Não que eu queira isso, mas eles merecem porque eles estão arriscando acabar com o nosso Brasil”, diz.

Em nota, a gestão central da UFPel informou que a declaração do deputado federal é “algo torpe e vil” e que “o sentimento é de tamanha indignação, incredulidade e verdadeira tristeza”. Leia nota completa abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

 

MATRÍCULAS ABERTAS !!! SEJA UM BOMBEIRO CIVIL. WhatsApp: (22) 9.8852-0750 ou (22) 9.8828-5759.

 

 

 

Também por meio de nota, a reitoria da UFSM repudiou “todo e qualquer discurso de ódio, de falta de civilidade, que não tolere as diferentes opiniões ideológicas e políticas e que incentive agressões”. Leia nota completa abaixo.

No vídeo, o deputado federal criticou os alunos por atos em protesto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) devido a cortes financeiros na área da educação. Bibo negou que tenha dito que os estudantes merecessem queimar vivos.

Mesmo assim, o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi Barros, afirmou que não aceita as desculpas de ‘mal-entendido’. Segundo ele, a comunidade santa-mariense ainda busca formas de lidar com a memória da tragédia.

“As ofensas à vida proferidas pelo deputado são uma barbárie e ferem a toda humanidade de uma nação. Jamais aceitaremos a naturalização da insanidade, da violência e da desumanidade”, disse.

Publicação

A publicação é do dia 9 de outubro, mas viralizou nesta semana depois de uma manifestação de um ex-reitor da UFSM, o professor Paulo Afonso Burmann, que usou um trecho do vídeo para criticá-lo. O ex-reitor reagiu em defesa dos estudantes com uma publicação feita no último domingo (16), nas redes sociais:

“Professor Paulo Burmann segue em defesa da educação da ciência, da UFSM e UFPel e dos estudantes, diante de mais um ataque do gabinete do ódio, que quer a destruição da universidade e, com ela, das oportunidades para milhões de jovens brasileiros”, diz o texto que acompanha uma versão editada do vídeo do deputado federal.

Por meio de nota, a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) repudiou o que considera mais um “ataque cruel proferido por Bibo Nunes”. A entidade se solidarizou com os colegas e reforçou seu compromisso em “derrotar todos os inimigos da educação.”

“A educação pública vem sendo atacada pelo governo federal e seus aliados desde que Bolsonaro assumiu a presidência. Cortes orçamentários, desrespeito à autonomia universitária, criminalização do movimento estudantil e mesmo assim nossas universidades não pararam! A maior parte da produção científica do nosso país é desenvolvida na universidade, estamos nos rankings de melhores universidades da América Latina e do Mundo, formamos excelentes profissionais e no período mais recente fomos essenciais no controle da pandemia”, diz a nota.

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro também lamentou e condenou a fala do congressista.

“O ensino, a pesquisa e a extensão praticados por essas instituições são maiores que qualquer encenação de rancor. Embora seja de conhecimento público que a competência de um deputado federal é propor, discutir e aprovar leis para o bem-estar da população brasileira, o parlamentar em questão protagoniza cena inacreditável preconizando a eliminação de estudantes, que são o futuro da nação”, diz a nota.

Publicação do deputado federal Bibo Nunes (PL) em seu perfil nas redes sociais — Foto: Redes sociais/Reprodução

Publicação do deputado federal Bibo Nunes (PL) em seu perfil nas redes sociais — Foto: Redes sociais/Reprodução

Deputado perdeu eleição

Writing Studio ersitárias da UFSM e Ufpel, na certeza de que o ensino, a pesquisa e a extensão praticados por essas instituições são maiores que qualquer encenação de rancor. Embora seja de conhecimento público que a competência de um deputado federal é propor, discutir e aprovar leis para o bem-estar da população brasileira, o parlamentar em questão protagoniza cena inacreditável preconizando a eliminação de estudantes, que são o futuro da nação.

As universidades e os institutos federais têm sofrido cortes e bloqueios orçamentários sucessivos, que em nada incentivam os avanços no campo educacional e social do nosso país. Pelo contrário: evidenciam o retrocesso do Estado brasileiro em não compreender que, em toda nação verdadeiramente independente, a educação é investimento – e não gasto. Nós somos um patrimônio da nação e não serão xingamentos que nos desmotivarão a formar os futuros quadros deste país. Não iremos nos silenciar diante dos ataques e continuaremos lutando por uma educação pública de qualidade e, principalmente, pela democracia.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Sexta-feira – 20:31 – Deputado do RS diz que estudantes de universidades merecem ser ‘queimados vivos’; MPF abre procedimento. Veja Abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *