Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 17:30 – Petrópolis decreta situação de emergência; prefeito diz que cidade foi ‘muito afetada.’ Veja Abaixo:

A Prefeitura de Petrópolis decretou, na noite de sábado, situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira. Em 24 horas, a cidade registrou mais de 300 mm de chuva na região do São Sebastião, além de 296,81 mm no Independência, 295,81 mm no Alto da Serra e 248,2 mm no Chácara da Flora, segundo os pluviômetros do Cemaden Nacional. Foram mais de 90 chamados relacionados a deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos, entre outros incidentes.

— O principal motivo é conseguir recursos, principalmente do Governo Federal, para restabelecimento da cidade, que fui muito afetada, em especial nas regiões do Alto da Serra e Independência, mais afetadas pelas chuvas que excede a capacidade de resposta do município, comprometendo sua infraestrutura de atendimento à emergência e de recuperação — ressaltou o prefeito da cidade imperial Hingo Hammes.

O decreto estabelece a requisição de veículos, máquinas e equipamentos de empresas, entidades privadas e órgãos da Administração Pública, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Também autoriza a contratação de pessoal, tanto voluntário quanto remunerado, conforme a necessidade emergencial para a prestação dos serviços necessários. Além disso, prevê a compra de gêneros alimentícios e insumos para atender às necessidades imediatas das pessoas e famílias afetadas pelas chuvas.

Ainda na tarde do sábado, o governador do Rio, Cláudio Castro afirmou, durante uma entrevista coletiva, que o estado está em “estágio de atenção total” após as chuvas intensas que causaram estragos em diversas regiões.

A chuva excepcional, prevista até domingo e provocada por uma frente fria, já causou alagamentos e transtornos em várias áreas do estado. No sábado, os danos se espalharam pela capital, pela região metropolitana, pela Região Serrana e também pela Costa Verde, afetando severamente essas localidades.

Juntamente com o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, Castro fez atualizações sobre as ações do governo para prevenir e mitigar possíveis emergências causadas pelas chuvas. O governador está na cidade imperial desde a noite da sexta-feira.

“Dos 470 pontos de monitoramento, não chove em apenas 100. Podemos dizer que está chovendo no estado inteiro. Estamos com o estado em atenção total. O solo está muito encharcado, ainda que a chuva passe, já não precisa mais de um volume grande de chuva para qualquer deslizamento”, disse o governador, durante a coletiva.

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *