Blog do Adilson Ribeiro

Petrópolis – Terça Feira – 17:45 – TRAGÉDIA – Cratera gigante se abre engolindo casas

Prefeito afirma que vai ingressar com queixa-crime contra a Concer

A Prefeitura de Petrópolis está acionando o IBAMA que concedeu as licenças ambientais para as obras de duplicação da BR-040 – requisitando que uma vistoria seja realizada na área em que uma casa foi engolida após a abertura de uma cratera na altura do quilômetro 81 – às margens da BR-040. O prefeito Bernardo Rossi pedirá ainda a responsabilização criminal da Concer pelo acidente que acontece na manhã desta terça-feira (07.11), na Comunidade do Contorno, em Petrópolis. O município pedirá ao IBAMA a identificação das causas do desabamento. “Ministério da Integração Nacional e Ministério dos Transportes já assinalaram ajuda para a questão. Também a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está sendo acionada como fiscalizadora do contrato da Concer”, pontua o prefeito.

“O que vimos acontecer hoje é um desastre humano, ambiental e também econômico. Vamos à Justiça pedir a responsabilização da Concer por este acidente, que poderia ter provocado uma tragédia, e também pelo abandono da construção da nova subida da serra – que causa enormes prejuízos a Petrópolis”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, que acompanha os trabalhos no local.

Por conta do ocorrido, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias evacuou cerca de 50 casas e retirou 73 crianças da Escola Municipal Leonardo Boff, na comunidade do Contorno, como medida de segurança. O deslizamento destruiu uma casa e abriu uma cratera na altura do quilometro 81 às margens da pista sentido Rio da BR-040 – que está interditada na altura do quilômetro 83-RJ. Ninguém ficou ferido. O deslizamento aconteceu próximo a uma área onde está sendo construído o túnel da Nova Subida da Serra. As obras de construção do túnel, que tem cinco quilômetros de extensão, estão paradas há mais de um ano.

Técnicos da Defesa Civil e equipes das secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente atuam no local desde o primeiro momento. As famílias, entre as quais três pessoas acamadas e um cadeirante, assim como os alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano, foram encaminhados para a Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde uma equipe da Guarda Civil será mantida para garantir a segurança das famílias. Homens da Guarda Civil também permanecerão nas áreas de acesso ao local atingido, para auxiliar na segurança das moradia Writing Studio ntais que culminaram hoje neste desabamento”, afirma Bernardo Rossi, que ainda como deputado estadual já cobrava explicações à Concer sobre as  questões de segurança da obras. Na ação, a prefeitura requisitará que a Concer assuma de imediato os recursos para as famílias desabrigadas em decorrência do deslizamento desta terça-feira.

Hugo Leal diz que Concer e ANTT são responsáveis pelo desabamento na BR-040

O deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ) ficou chocado ao receber a notícia da tragédia registrada na altura do KM 81 da BR-040, sentido Juiz de Fora – Rio ocorrida nesta manhã, ocasião em que uma cratera se abriu no solo provocando o desmoronamento de uma casa localizada às margens da Rodovia, deixando pelo menos outras três em risco de queda. Sob a comunidade, passa o novo túnel da Subida da Serra, que foi abandonado no meio da obra devido a falta de investimentos da Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer). Hugo Leal foi veemente ao afirmar que ao paralisar a construção do túnel, e toda a obra da nova pista, a concessionária assumiu os riscos de tragédias como a registrada, e que poderia ter sido ainda pior. Tanto os diretores da Concer quanto a administração da Agência Nacional de Trasporte Terrestres (ANTT), – têm que ser responsabilizados CRIMINALMENTE pelo ocorrido. A concessionária, por parar a construção e não tomar os cuidados necessários e a agência, por não ter fiscalizado atentamente a obras e pela sua não continuidade.

..

 

Fonte: Giro Serra Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *